Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies

blog
loading...
serodonto, gestão, dentista, odontologia, sistemas para clínicas odontológicas, automação de processos, software de gestão odontológica, consultório odontológico, clinica odontologica, segurança, mobilidade

O que é autenticação em dois fatores e por que é importante usá-la?

Tecnologia

Por Serodonto em 04/05/2023
Compartilhe esse post

A internet deixou de ser uma ferramenta apenas para entretenimento.

Muitas empresas e negócios são feitos pela internet e, dessa forma, existem muitas informações confidenciais e de valor imensurável.

Por conta disso, qualquer cuidado é pouco, principalmente quando você possui softwares  online e com acesso via aplicativos de celular.

Dessa forma, uma das melhores maneiras de se proteger contra invasões virtuais é a autenticação em dois fatores.

Continue neste artigo, porque lhe explicaremos tudo sobre esse importante sistema.

 

Leia mais: 7 Dicas Para Ter um Consultório Odontológico de Sucesso

 

O que é autenticação em dois fatores?

A autenticação em dois fatores é um sistema de segurança que protege as suas contas e perfis na internet contra invasão de hackers.

Este sistema é acionado no momento de login de alguma de suas contas online. Após a digitação da senha, um novo código é solicitado. Dessa forma, há a garantia de que o acesso está sendo feito pelo proprietário legítimo do perfil.

A autenticação de dois fatores, contudo, não é um sistema à prova de falhas. Mas, apesar disso, ela aumenta consideravelmente a sua segurança online.

 

Como a autenticação funciona?

A autenticação em dois fatores é a segunda camada de segurança em suas contas online, após a digitação do login e senha.

Ou seja, após a digitação da sua senha, você será solicitado para inserir um código que comprove a legitimidade do seu acesso.

Um exemplo prático:

Para acessar sua conta de e-mail você deve inserir o seu usuário e a sua senha, na devida página de login. Caso não haja a autenticação em dois fatores, após a digitação da senha você já será levado para a sua caixa de entrada.

Caso a autenticação esteja ativada, após o fornecimento da senha, você receberá em seu celular um código temporário específico para aquele acesso.

Após o recebimento desse código, você o digita na página de acesso do e-mail e, somente depois dessa verificação, o acesso à caixa de entrada estará liberado.

No exemplo acima, a autenticação veio em forma de um SMS. Mas, na verdade, ela pode ser qualquer coisa. Um número, uma frase, a resposta para uma pergunta, etc.

 

Por que a autenticação em dois fatores é importante?

A autenticação em dois fatores veio para aumentar a sua segurança e dificultar a invasão das suas contas e perfis.

Portanto, a autenticação é importante para você manter a integridade dos seus arquivos e documentos online e para que você dificulte a invasão de hackers e outras pessoas mal intencionadas.

 

Leia mais: Como o Marketing Odontológico pode tornar seu consultório um sucesso?

 

Em quais acessos devo utilizar a autenticação em dois fatores?

Infelizmente, não são todos os programas e aplicativos que disponibilizam para seus usuários o sistema de autenticação em dois fatores.

Portanto, em primeiro lugar você deve averiguar em quais contas você consegue utilizar a autenticação.

Posteriormente, caso queira, você pode utilizar a autenticação em dois fatores em todos os acessos que você quiser. Contudo, como é um sistema que deixa o seu acesso um pouco mais burocrático, talvez você não queira utilizá-lo em todos os seus aplicativos.

Dessa forma, pense sempre em quais acessos e aplicativos possuem maior risco para a sua empresa, caso fossem invadidos.

Quais contas que precisam de maior segurança, por conterem informações confidenciais ou de extrema importância para o seu negócio?

Geralmente, contas de banco, de email, de softwares, representam boa parte dos acessos que você deveria considerar a utilização da autenticação em dois fatores.

 

Como eu ativo a autenticação em dois fatores?

Cada aplicativo e cada conta possui um caminho diferente para ativar a autenticação em dois fatores.

Contudo, normalmente, a ativação da autenticação está nas configurações de segurança da sua conta.

Para te ajudar, vamos colocar aqui o link para o passo a passo de ativação da autenticação em dois fatores de algumas contas comuns na internet:

A autenticação é infalível?

Não. A autenticação em dois fatores não é infalível, mas ela dificulta bastante que hackers tenham sucesso em invadir as suas contas.

Quanto mais recursos de segurança você tiver, mais protegido você estará. Contudo, é muito difícil estar 100% a salvo das invasões.

O que você precisa saber é que as invasões acontecem e que é preciso se proteger o máximo possível.

 

Quais os malefícios de uma conta hackeada?

Ao ter a sua conta invadida, todas as informações ali contidas estão vulneráveis e podem ser usadas à favor do invasor.

Informações bancárias, endereços, números de telefone e arquivos confidenciais podem ser expostos e a sua empresa pode ser bastante prejudicada.

Além disso, existe ainda a possibilidade do invasor deletar completamente qualquer informação dentro da sua conta, tornando seus prejuízos imensuráveis.

Uma outra categoria de invasão é o sequestro de informações, onde os criminosos podem pedir um valor de resgate para liberar seus arquivos e sua conta.

Portanto, ter a conta hackeada é infinitamente prejudicial para você e para a sua empresa.

 

Leia mais: O que considerar para contratar um software odontológico?

 

Além da Autenticação em dois fatores, como posso ficar mais protegido?

Como visto neste artigo, a autenticação em dois fatores não é infalível. Portanto, é aconselhável que você tome algumas precauções básicas de segurança online:

  • Não salve suas senhas em lugares de fácil acesso do seu computador;
  • Troque periodicamente as suas senhas;
  • Não utilize a mesma senha para diversas contas;
  • Não acesse links suspeitos de bancos ou promoções;
  • Se há dúvida sobre a veracidade de algum link, não clique;
  • Invista em softwares de segurança e em firewalls;
  • Mantenha seu celular protegido com senha;
  • Configure o acesso com senha para abrir determinados aplicativos em seu celular, como os de banco, por exemplo.
     

Sempre esteja atento às melhores práticas de segurança online e não corra o risco de perder informações importantes sobre o seu negócio.

 

Tags:

serodonto, gestão, dentista, odontologia, sistemas para clínicas odontológicas, automação de processos, software de gestão odontológica, consultório odontológico, clinica odontologica, segurança, mobilidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

blog
serodonto, gestão, odontologia, autoagendamento, automação de processos, automação de agendamento, Automação WhatsApp, confirmação de agenda, fidelizar clientes, marketing odontologico, faltas nas consultas, desmarcar consulta, software de gestão odontológica
5 dicas para reduzir, e chegar a menos de 10% das faltas no consultório!

Por Serodonto em 04/05/2023

blog
serodonto, gestão, odontologia, sistemas para clínicas odontológicas, automação de processos, Automação WhatsApp, confirmação de agenda, prontuario, fidelizar clientes, marketing odontologico, software de gestão odontológica
Dicas práticas para fidelizar pacientes em seu consultório

Por Serodonto em 04/05/2023

blog
serodonto, gestão, dentista, odontologia, autoagendamento, automação de agendamento, Automação WhatsApp, confirmação de agenda
Quais são os benefícios de uma agenda Informatizada?

Por Diego Annibal - CMO em 04/05/2023

blog
serodonto, gestão, dentista, odontologia, sistemas para clínicas odontológicas, automação de processos, software de gestão odontológica, consultório odontológico, clinica odontologica, segurança, mobilidade
O que é autenticação em dois fatores e por que é importante usá-la?

Por Serodonto em 04/05/2023

Tecnologia

Telefone
(16) 3013-9548
Segunda a Sexta-Feira, das 08h às 19h. Sábado, das 08h as 12h.
Endereço
Av. Doutor Plínio de Castro , 288 Jardim Palma Travassos| CEP 14091-170 | Salas 12/13 Ribeirão Preto - Brasil
Avalie-nos no Google
Produtos
Fale conosco

(16) 3013-9548

Posso Ajudar?