Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies

blog
loading...
serodonto, gestão, dentista, odontologia, automação de processos, WhatsApp, confirmação de agenda, fidelizar clientes, marketing odontologico, software de gestão odontológica, consultório odontológico, clinica odontologica, campanhas de marketing, experiencia do paciente, listas de Transmissão, mobilidade, redes sociais, site para clinica odontológica, site para consultório odontológico, agenda integrada

05 dicas de marketing para o seu consultório odontológico

Marketing e Tecnologia

Por Diego Annibal - CMO Serodonto em 04/05/2023
Compartilhe esse post

Ter um consultório ou uma clínica odontológica requer conhecimentos que vão muito além da odontologia.

Nesse sentido, uma das áreas mais importantes que você tem que estar disposto a aprender e a investir é o marketing.

De maneira geral, o marketing é uma ferramenta essencial para que você consiga captar mais pacientes, estabelecer uma comunicação eficiente com eles e fideliza-los para conseguir atendê-los continuamente.

No entanto, existem diversas teorias e ações relacionadas ao marketing odontológico que podem te deixar confuso e sem saber por onde começar.

Neste artigo, listaremos 05 dicas de marketing que você pode começar a implementar em seu consultório odontológico!

 

01) Utilize ferramentas para estabelecer uma boa comunicação com o paciente

 

A comunicação é algo fundamental para a relação entre a sua clínica e o paciente.

Desde a confirmação do agendamento até mensagens de pós atendimento, é importante que a comunicação seja eficiente e clara.

Nesse sentido, você pode utilizar de diversas ferramentas para estabelecer essa comunicação de confiança com o seu paciente.

Uma ferramenta bastante utilizada é o WhatsApp.

Com ele, você consegue fazer agendamentos de consulta, tirar dúvidas, promover campanhas, e até mesmo mandar uma mensagem de feliz aniversário.

Além disso, você pode estabelecer uma rotina de envio de conteúdos como dicas de higiene bucal, prevenção de cáries e doenças, etc.

No entanto, apesar de trazer diversos benefícios e facilidades, utilize o WhatsApp — ou qualquer outra ferramenta de comunicação — com cautela.

Evite enviar mensagens desnecessárias e a todo momento. Utilize este canal para se comunicar de forma clara, mas sem ultrapassar o limite do bom senso.

A comunicação, desde que bem executada, consegue aproximar o paciente com o dentista, auxiliando no seu processo de fidelização.

Portanto, pense em como você pode melhorar a comunicação do seu consultório odontológico.

Dica de Leitura: Como tornar o WhatsApp uma ferramenta poderosa em seu consultório odontológico?

02) Marque presença nas redes sociais

 

As redes sociais mudaram bastante a maneira com que nós consumimos conteúdo e procuramos produtos e serviços.

Nesse sentido, estar fora das redes sociais é não ter a possibilidade de alcançar muitas pessoas que podem estar interessadas em seus serviços odontológicos.

Portanto, crie perfis nas principais redes sociaisLinkedIn, Facebook e Instagram, por exemplo — e os alimente com conteúdos relacionados aos seus serviços e ao mercado odontológico como um todo.

Mais importante do que criar um perfil, é saber administrar e atualizá-lo com conteúdos relevantes para possíveis pacientes.

Além disso, é importante que você pense em criar um site dedicado para a sua clínica ou consultório odontológico.

Por mais que as redes sociais possam te ajudar a alcançar mais pessoas, é através de um site próprio que você irá conseguir esclarecer mais dúvidas e disponibilizar mais conteúdos relevantes para o seu público.

Portanto, não deixe de ter presença digital, nas redes sociais e com um site próprio.

 

03) Use um software odontológico

 

Softwares odontológicos são ferramentas bastante úteis e fundamentais para a gestão da sua clínica.

Além de otimizar processos de pagamento, agendamento e estoque, os softwares odontológicos consegue te ajudar a estabelecer campanhas de marketing através de email, mensagens ou pelo próprio WhatsApp.

A vantagem, além da otimização, é conseguir categorizar os pacientes e implementar campanhas direcionadas para cada uma dessas categorias.

Os softwares odontológicos possuem um banco de dados dos pacientes e, dessa forma, conseguem ajudar a obter informações para que você consiga traçar o perfil do seu público e entender como você pode atendê-lo melhor.

Portanto, vale a pena investir em um software para que você consiga, entre muitas outras vantagens, estabelecer um processo de marketing eficiente.

Dica de Leitura: Benefícios de softwares de gestão para clínicas odontológicas

 

 

04) Faça um planejamento e trace metas

 

Essa dica é um pouco mais abrangente e, apesar de parecer óbvia, é sempre bom ressaltá-la.

Tudo o que envolver a parte administrativa da sua clínica requer um bom planejamento. Seja da área de finanças, do estoque, de recursos humanos e, claro, do marketing.

Nesse sentido, é importante que você faça um planejamento de marketing para um determinado período, seja ele mensal, trimestral ou anual, e defina com clareza quais são as metas e os objetivos desse plano.

O que você deseja alcançar com uma campanha de marketing? A captação de novos pacientes? A fidelização dos pacientes já existentes? Ou a divulgação de um novo serviço ou unidade?

Portanto, todas as ações que você pensar em efetivar, devem estar associadas a um planejamento e a um objetivo bem claro. Caso contrário, é muito fácil se perder nas infinitas possibilidades, investir dinheiro e não ter o retorno esperado.

 

05) Peça avaliações e feedbacks dos seus pacientes

 

Quando procuramos por algum produto ou serviço, é muito comum analisarmos as avaliações que outras pessoas fizeram sobre eles. Essa é uma maneira de entender um pouco mais sobre o que estamos prestes a comprar ou contratar, garantido mais seguranças e tranquilidade.

Nesse sentido, como ação de marketing, é interessante que você peça para seus pacientes avaliaram os serviços do seu consultório odontológico para que outras pessoas possam se sentir mais confiantes e inclinadas a agendar uma consulta.

Lembre-se de usar avaliações e comentários reais. Qualquer história inventada não se sustenta e pode causar o efeito contrário do desejado.

Portanto, dedique-se a entregar um serviço de qualidade e incentive as pessoas a fazerem avaliações e feedbacks. Compartilhe as avaliações positivas e trabalhe os feedbacks negativos, tratando-os como oportunidades de melhoria.

 

Como o Serodonto pode ajudar o marketing do seu consultório odontológico?

 

O Serodonto é um software odontológico e, como visto, pode ser muito útil para as ações e campanhas de marketing da sua clínica.

Uma das suas diversas funcionalidades inclui a integração com o WhatsApp, permitindo que você otimize as campanhas de marketing, utilizando filtros de pacientes e categorias.

Com o Serodonto é possível que você dispare campanhas de marketing via WhatsApp direcionadas para um determinado grupo de pacientes.

Além disso, o Serodonto possui integração com chatbots, que auxiliam no agendamento de consultas, permitindo uma boa experiência para os seus pacientes.

Com essas dicas, esperamos que você consiga começar a estabelecer uma estratégia de marketing para o seu consultório odontológico e com a ajuda do Serodonto, consiga captar e fidelizar mais pacientes.

Que tal conhecer mais sobre o Serodonto e suas funcionalidades? Acesse nosso site e entre em contato!

Tags:

serodonto, gestão, dentista, odontologia, automação de processos, WhatsApp, confirmação de agenda, fidelizar clientes, marketing odontologico, software de gestão odontológica, consultório odontológico, clinica odontologica, campanhas de marketing, experiencia do paciente, listas de Transmissão, mobilidade, redes sociais, site para clinica odontológica, site para consultório odontológico, agenda integrada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

blog
serodonto, gestão, odontologia, autoagendamento, automação de processos, automação de agendamento, Automação WhatsApp, confirmação de agenda, fidelizar clientes, marketing odontologico, faltas nas consultas, desmarcar consulta, software de gestão odontológica
5 dicas para reduzir, e chegar a menos de 10% das faltas no consultório!

Por Serodonto em 04/05/2023

blog
serodonto, gestão, odontologia, sistemas para clínicas odontológicas, automação de processos, Automação WhatsApp, confirmação de agenda, prontuario, fidelizar clientes, marketing odontologico, software de gestão odontológica
Dicas práticas para fidelizar pacientes em seu consultório

Por Serodonto em 04/05/2023

blog
serodonto, gestão, dentista, odontologia, autoagendamento, automação de agendamento, Automação WhatsApp, confirmação de agenda
Quais são os benefícios de uma agenda Informatizada?

Por Diego Annibal - CMO em 04/05/2023

blog
serodonto, gestão, dentista, odontologia, sistemas para clínicas odontológicas, automação de processos, software de gestão odontológica, consultório odontológico, clinica odontologica, segurança, mobilidade
O que é autenticação em dois fatores e por que é importante usá-la?

Por Serodonto em 04/05/2023

Tecnologia

Telefone
(16) 3013-9548
Segunda a Sexta-Feira, das 08h às 19h. Sábado, das 08h as 12h.
Endereço
Av. Doutor Plínio de Castro , 288 Jardim Palma Travassos| CEP 14091-170 | Salas 12/13 Ribeirão Preto - Brasil
Avalie-nos no Google
Produtos
Fale conosco

(16) 3013-9548

Posso Ajudar?