Gestão, Marketing e Tecnologia
O processo de marketing e venda de produtos e serviços não termina quando o paciente sai da sua clínica odontológica.
Ao contrário, é fundamental que o dentista faça um acompanhamento pós-venda, para garantir que não haja dúvidas, problemas ou insatisfações.
Nesse artigo falaremos um pouco mais sobre a importância do pós-venda na odontologia. Continue conosco!
O que é pós-venda?
O pós-venda é uma etapa dentro dos processos de estratégia de marketing que possui atividades de acompanhamento com o cliente após a aquisição de um produto ou serviço.
No caso de uma clínica odontológica, o pós-venda acontece depois da finalização de um tratamento em um paciente.
A ideia do pós-venda é entender o nível de satisfação do paciente com o tratamento e tirar eventuais dúvidas que possam surgir, de forma proativa.
Com isso, essa estratégia se torna uma grande aliada para a fidelização de pacientes, porque mostra a preocupação e o cuidado do dentista, mesmo depois do tratamento.
Portanto, pensar em ações para essa etapa é fundamental para melhorar os resultados da sua clínica, baseados no retorno e fidelização dos pacientes.
Quais os benefícios do pós-venda na odontologia?
Ao adotar ações assertivas para a estratégia de pós-venda da sua clínica odontológica, os benefícios podem ser sentidos tanto pelos pacientes, quanto pelo próprio consultório.
Do lado do paciente, os benefícios são, entre outros:
Segurança: para o paciente, ter o acompanhamento do dentista mesmo depois do tratamento traz tranquilidade e segurança.
Agilidade: caso exista alguma situação indesejada, seja por conta de uma alergia ou algum sintoma fora do normal, o paciente atendido pelo pós-venda pode endereçar esses casos e ter um atendimento mais ágil para solucionar seus problemas.
Vantagens e ofertas: as atividades de pós-venda não estão relacionadas somente ao tratamento do paciente, mas podem contemplar também vantagens e ofertas de novos serviços da sua clínica odontológica. Nesse sentido, o benefício para o paciente será conhecer essas novidades antes do público geral.
Já pelo lado do dentista e da clínica odontológica, os benefícios do pós-venda são:
Satisfação do paciente: a satisfação do paciente é um dos principais objetivos das estratégias do pós-venda e abre a porta para diversos outros benefícios.
Fidelização: a fidelização é uma das boas consequências da satisfação do paciente. Fidelizar significa que as pessoas vão sempre preferir os seus serviços e atendimento, ao invés de outros profissionais.
Diferencial competitivo: não são todas as clínicas ou profissionais que possuem atividades de acompanhamento dos pacientes. Por isso, implementar o pós-venda pode significar um grande diferencial frente à concorrência e, com isso, sua clínica cria destaque entre as escolhas dos pacientes.
Marketing boca-a-boca: a satisfação dos pacientes leva-os a indicar os serviços da sua clínica para outras pessoas, como amigos e parentes. Sem dúvida essa é uma das melhores campanhas de marketing que o seu consultório pode ter, o marketing boca-a-boca, de recomendação.
Identificação de oportunidades: nem sempre os pacientes vão estar satisfeitos com o serviços ou com o atendimento da sua clínica odontológica. Para isso, o pós-venda também se faz muito importante, porque é possível identificar oportunidades junto aos pacientes e prezar pela melhoria contínua dos seus processos.
Como melhorar o pós-venda da sua clínica odontológica?
Agora que já entendemos quais são os benefícios, é importante entender como você pode implementar ou melhorar o processo de pós-venda da sua clínica odontológica.
Nesse sentido, listamos alguns pontos-chave que são essenciais para você começar. Mas não se apegue somente a eles. Lembre-se de que esse é um processo que deve sempre ser melhorado e aperfeiçoado conforme os feedbacks dos pacientes.
1) Faça a gestão dos cadastros de pacientes
Para que você consiga se comunicar com os pacientes, não somente após algum tratamento, mas durante todo o processo, é fundamental que você tenha uma boa gestão de seus dados cadastrais.
Nesse sentido, é recomendado que a sua clínica odontológica implemente um sistema CRM que possa ajudar a fazer a gestão dos dados e cadastros dos pacientes.
No entanto, lembre-se da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Toda captação de dados particulares dos pacientes deve estar de acordo com a lei.
Dica de Leitura: O impacto da LGPD no seu consultório odontológico
2) Crie um roteiro de atendimento
Criar um roteiro de atendimento é padronizar e documentar todo o fluxo de atendimento ao paciente, desde o momento do agendamento até o pós-venda.
Com esse documento, é possível determinar depois de quanto tempo é adequado enviar uma mensagem para o paciente para saber se está tudo bem, se há dúvidas e quais as orientações a seguir.
Estabelecer esse roteiro ajuda bastante no processo de pós-venda e no nível de satisfação do paciente.
3) Envie pesquisas de satisfação
Pesquisas de satisfação são ferramentas básicas para uma estratégia de pós-venda. Com elas é possível entender e identificar oportunidades no atendimento da sua clínica odontológica.
Monte uma pesquisa que possa ser respondida em pouco tempo e na qual o paciente não precise se dispor a escrever muito. Um questionário com um campo para comentários finais é sempre uma boa pedida.
Apesar de ser uma ferramenta importante, as pesquisas de satisfação nem sempre são respondidas pelos pacientes. Dessa forma, quanto mais fácil forem de responder, melhor.
Além disso, não se esqueça de levar em consideração as oportunidades de melhoria e as críticas negativas ao atendimento. Não basta identificar o que precisa ser melhorado, mas trabalhar para efetivamente aprimorar o seu serviço.
Se um paciente observar que o que ele apontou foi levado em consideração e melhorado, ele estará mais propenso a voltar a contratar os seus serviços.
4) Envie mensagens personalizadas
Não basta apenas enviar uma mensagem ao paciente perguntando se está tudo bem. O verdadeiro pós-venda aproxima o paciente com a clínica.
Nesse sentido, envie mensagens personalizadas, com o nome do paciente, qual o tratamento que foi feito, com orientações específicas para cada caso.
É importante prezar pela humanização do atendimento. As automatizações são importantes e otimizam os processos, mas não podemos deixar que o trato com o paciente se torne distante ou “robotizado" demais.
Dica de Leitura: O WhatsApp como aliado de seu consultório odontológico
5) Faça ofertas e lembre de datas importantes
O processo de pós-venda, além de zelar pela saúde do paciente, é um bom momento para fazer ofertas de novos serviços ou oferecer descontos e vantagens exclusivas.
Além disso, pensando na aproximação e fidelização, mande mensagens em datas especiais para o paciente: de dia das mães, pais, dia da mulher ou no aniversário.
Envie também lembretes sobre a próxima consulta de rotina!
Como o Serodonto ajuda com o seu pós-venda?
O software odontológico Serodonto auxilia a sua clínica com o processo de pós-venda fazendo todo o controle do tratamento do paciente desde a sua chegada.
Além disso, com o Serodonto é possível criar questionários de satisfação de atendimento, campanhas de retorno de 6 meses e mensagens para datas comemorativas.
O melhor de tudo é que você pode enviar essas mensagens via WhatsApp de forma totalmente integrada!
Para conhecer mais sobre esses e outros recursos do Serodonto, acesse o nosso site e entre em contato!
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Por Serodonto em 04/05/2023
Por Serodonto em 04/05/2023
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