Gestão e Tecnologia
A cobrança e pagamentos em recorrência podem ser grandes aliados na gestão do seu consultório odontológico. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura!
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A recorrência é um conceito de cobrança de pagamento e é utilizado há bastante tempo.
Em termos gerais, trata-se da cobrança contínua e frequente de um mesmo cliente, por conta de um serviço ou produto.
Nesse sentido, podemos exemplificar a recorrência com algumas contas do nosso dia a dia:
O que essas contas têm em comum? Elas são cobradas continuamente e com uma frequência pré-estabelecida — sendo a maioria com periodicidade mensal.
Dessa forma, por mais que os valores possam variar de um período para o outro — como é o caso da conta de luz e água, por exemplo — o processo de cobrança se mantém o mesmo. É, portanto, um processo de cobrança recorrente.
Logo, podemos também caracterizar a cobrança de planos médicos e odontológicos como sendo recorrentes. É bastante comum que esses serviços sejam cobrados mensalmente ou com alguma outra frequência e com continuidade, até que o usuário decida cancelar o serviço.
Apesar da cobrança em recorrência já ser usada por diversas empresas há bastante tempo. Apenas recentemente é que se tornou comum o conceito de Pagamento Recorrente.
Mas qual a diferença, então, entre a cobrança em recorrência e o pagamento recorrente?
O pagamento recorrente é um avanço ao processo de cobrança em recorrência. Enquanto a cobrança apenas notifica o cliente, o pagamento recorrente efetua a quitação da cobrança.
Nesse sentido, o pagamento recorrente é um conceito que tem como objetivo simplificar os fluxos, desburocratizar e automatizar os processos.
Dessa forma, através do pagamento recorrente o seu consultório odontológico irá ganhar velocidade nos processos financeiros, bem como irá reduzir a probabilidade de erros humanos.
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O pagamento recorrente acontece, geralmente, dentro de uma plataforma de pagamentos.
Nela, o paciente insere seus dados e informações, como o nome e o número do cartão de crédito por exemplo.
Em seguida, há a validação das informações e pronto. A partir desse momento o pagamento acontece automaticamente sem a necessidade de qualquer outro tipo de interação por parte do paciente ou do consultório.
Há uma confusão bastante comum entre os conceitos de pagamento recorrente e parcelamento.
Contudo, é importante explicar que os dois conceitos são bem diferentes.
Enquanto o parcelamento condiz com a divisão do valor total de um produto ou serviço comprado, o pagamento recorrente está atrelado à prestação de um serviço contínuo.
Ou seja, o parcelamento é a divisão do pagamento de um produto único ou de um serviço que será prestado uma única vez. Já o pagamento recorrente é a remuneração de um serviço que é prestado sem prazo para terminar.
Alguns exemplos de pagamentos recorrentes estão bastante presentes no nosso dia a dia em forma de assinaturas, como:
Além disso, o pagamento recorrente não consome o limite do cartão de crédito, como acontece no caso do parcelamento.
Vimos alguns exemplos de como o pagamento recorrente pode ser interessante para o nosso dia a dia. Mas e na rotina de um consultório odontológico?
Separamos algumas vantagens que a sua clínica pode ter com a recorrência e o pagamento recorrente.
A cobrança e o pagamento recorrente ajudam a facilitar a sua gestão financeira, por conta da suas automatizações e relatórios.
Para o seu consultório implementar os processos de cobrança e pagamento em recorrência é preciso coletar diversas informações dos seus pacientes.
Dessa forma, você consegue ter uma base de dados da qual consiga extrair relatórios que possam facilitar as suas análises e tomadas de decisão.
Usualmente, a cobrança recorrente não automatizada é feita através de boletos impressos ou de e-mails.
Esses processos envolvem custos como impressão, recursos físicos e gastos com envio pelos correios.
Com a cobrança recorrente você praticamente elimina esses custos adicionais, reduzindo as despesas do seu consultório.
A recorrência também melhora a experiência que os pacientes terão com os seus serviços.
Em um processo tradicional de cobrança e pagamento, o paciente pode esquecer de pagar o boleto, ou então, ter o boleto extraviado ou entregue com atraso.
Com o pagamento recorrente isso não acontece, uma vez que as cobranças estão automatizadas e o paciente não precisa se preocupar com boletos ou atraso dos correios.
Além disso, o pagamento recorrente diminui a taxa de inadimplência por estar geralmente atrelada ao cartão de crédito do paciente.
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Com esse artigo pudemos entender a importância e a facilidade que a recorrência de cobranças e pagamentos oferece ao seu consultório.
Mas como que você consegue começar a usar esses novos processos em sua clínica?
O Software Odontológico Serodonto pode te ajudar através de alguns de seus recursos:
Dessa forma, com os recursos do Serodonto você consegue ter mais autonomia e eficiência nos processos de cobrança e pagamentos em recorrência.
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Por Serodonto em 04/05/2023
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