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Instagram Para Dentistas: 8 Dicas Para Começar

Marketing e Tecnologia

Por Diego Annibal - CMO Serodonto em 04/05/2023
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As redes sociais têm um impacto muito grande na venda de produtos e serviços das empresas. Nesse sentido, plataformas como o Instagram deixaram de ser apenas para entretenimento e passaram a ter um viés comercial muito forte.

 

Por que estar no Instagram?

Criar um perfil profissional no Instagram permite que a sua clínica odontológica alcance mais pessoas e, se tiver uma boa gestão de conteúdo e marketing, pode garantir novos pacientes e fidelizar os já existentes.

Isso porque, segundo uma pesquisa feita pela Statisa, o Brasil foi o terceiro país com mais usuários ativos no Instagram, em 2021, representando cerca de 9,9% do total de usuários da plataforma.

Em números absolutos, isso significa que existem 99 milhões de brasileiros usando o Instagram diariamente!

Portanto, estar no Instagram faz parte de uma estratégia de marketing essencial para os negócios. Tenha certeza de que os seus concorrentes estarão na plataforma, e você não pode fica para trás.

 

Dica de Leitura: Como o Marketing Odontológico pode tornar seu consultório um sucesso?

 

8 Dicas para Utilizar no Instagram para dentistas

Ter um perfil da sua clínica odontológica no Instagram requer bastante disciplina e estratégia. Muito se engana quem pensa que basta criar um perfil e o restante acontece como mágica.

Nesse sentido, listamos 8 dicas essenciais para te ajudar entender como criar e alimentar um perfil no Instagram.

 

1) Seja profissional

A primeira coisa é criar um perfil profissional no Instagram. Esse modelo de perfil proporciona alguns dados sobre os seus seguidores e que podem ser bastante úteis para direcionar as suas postagens e conteúdos.

Esses Insights mostram informações como:

  • Perfil demográfico dos seguidores;
  • Horários com mais seguidores online;
  • Quais conteúdos tiveram mais engajamento.

Além disso, um perfil profissional no Instagram possui configurações de limitação de comentários e até mesmo mensagens automáticas.

Mas antes de começar a postar conteúdos na sua página, é importante entender quem é o seu público-alvo e a sua persona.

 

Não tem como estabelecer uma comunicação com todos os tipos de pessoas. Por isso, é fundamental traçar a sua estratégia de marketing, levando em consideração os seus objetivos e qual nicho você quer atender.

A sua clínica vai ser especializada em atendimento infantil? Ou será algo mais voltado para a classe A ou B?

A partir dessas definições é possível construir o que chamamos de persona, um perfil semi-fictício que vai guiar a sua estratégia de conteúdo no que diz respeito a linguagem, formato e tom de voz.

 

2) Crie conteúdos de forma estratégica

Depois de definir com quem você vai se comunicar, é importante pensar e organizar as postagens que você e sua clínica odontológica vão fazer.

Nesse momento é importante definir:

  • A quantidade de postagens durante a semana;
  • Quais os formatos dos conteúdos (post no feed, stories, lives, vídeos ou reels);
  • Quais temas abordar e que são de interesse da persona.

A partir desse planejamento você pode criar um calendário editorial com o plano de postagens para a semana, quinzena ou até mesmo para o mês inteiro.

Lembre-se de que nada é exato na produção de conteúdo. A parte de testar, avaliar e refazer é muito importante!

 

Dica de Leitura: Como as redes sociais trazem resultados pro seu Consultório Odontológico?

 

3) Atenção ao Código de Ética Odontológico

É sempre importante lembrar que a divulgação e marketing dos seus serviços odontológicos devem estar de acordo com as normas do Código de Ética do CFO.

Leia atentamente a parte que diz respeito a conduta de marketing e entenda o que pode ser postado no Instagram ou não.

A ética da profissão deve vir sempre em primeiro lugar.

 

4) Pense também na estética do conteúdo

O conteúdo em si é sim muito importante, mas o Instagram é uma rede social de consumo muito rápido. Ou seja, as pessoas vão parar para ver as postagens que chamam a atenção.

Por isso, pensar na estética do seu conteúdo também é bastante importante para reter a atenção de possíveis pacientes.

Nesse sentido, crie uma estética para o seu perfil que esteja em linha com a identidade visual da sua clínica.

 

5) Trabalhe também com posts patrocinados

É claro que você pode ter uma estratégia de crescimento no Instagram completamente orgânica. Mas é importante dizer que a plataforma permite que você aumente o seu alcance caso impulsione, de forma paga, os seus posts.

Você não precisa — e nem deve — patrocinar todos os posts que você publica. Mas pode ser interessante optar pelo tráfego pago quando existe algum conteúdo que possa atrair mais pacientes. Ou seja, quando o conteúdo for direcionado para o topo do seu funil de vendas.

 

Dica de Leitura: Vendas na odontologia: as principais técnicas e habilidades para conquistar pacientes

 

6) Interaja com seus seguidores

Uma das bases das redes sociais é criar interação e aproximação com o seu público, clientes e pacientes.

Não basta somente postar o conteúdo, é preciso responder os comentários, as dúvidas que surgirem nas mensagens diretas e interagir de toda forma com os seus seguidores.

Um tipo de interação muito comum é responder perguntas nos stories. Essa estratégia aumenta o engajamento e, além disso, pode sanar dúvidas dos pacientes e deixá-los mais próximos de você e da sua clínica odontológica.

 

7) Tenha uma comunicação clara e concisa

Como dito mais acima, o Instagram é uma rede bastante rápida e você deve criar conteúdos claro e concisos para se comunicar com os seus pacientes.

A parte textual do conteúdo deve ser simples e bem escrita, assim como a parte da Bio, onde você descreve em poucas palavras qual a especialidade da sua clínica.

Além disso, saiba utilizar todos os formatos que o Instagram oferece: posts, stories, lives, reels. Cada formato tem uma particularidade e os conteúdos devem ser moldados para encaixarem em cada um deles.

 

8) Não dependa somente do Instagram

Por fim, uma dica valiosa para a estratégia da sua clínica odontológica: não dependa somente do Instagram.

O algoritmo da plataforma muda constantemente e isso pode afetar o seu alcance. De maneira geral, o Instagram é uma plataforma que ajuda bastante os negócios, mas depender somente dessa plataforma como estratégia de marketing traz um risco muito grande.

O ideal é que você tenha outros lugares para divulgar os seus serviços, seja um site próprio ou perfis em outras redes sociais, como o LinkedIn.

Diversificar as plataformas dilui o risco de você perder o alcance de um dia para o outro, devido às mudanças no algoritmo ou nos termos de serviço da plataforma.

 

Como o Serodonto te ajuda com o Instagram?

Para garantir um bom gerenciamento das suas estratégias de marketing no Instagram, o Serodonto conta com a integração com a Cloudia, uma assistente virtual que faz agendamentos diretamente pelas redes sociais.

Assim que o paciente da sua clínica marcar uma consulta pelo Instagram, a agenda no Serodonto já é automaticamente atualizada.

Além disso, se você é assinante do SorrirOnline, o nosso serviço de criação de sites para clínicas odontológicas, você pode colocar o link do seu site na Bio do Instagram para redirecionar o paciente diretamente para o agendamento no seu site. Essa integração também é totalmente automatizada com o Serodonto!

 

Para entender mais sobre essas e outras ferramentas que vão te ajudar na gestão da sua clínica, acesse o nosso site e entre em contato!

 

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