Gestão
O primeiro contato com a sua clínica odontológica é bastante importante para o atendimento do paciente.
Nesse sentido, o papel das recepcionistas e secretárias é crucial para que a experiência do paciente seja a melhor possível, de ponta a ponta.
Portanto, é necessário que você saiba quais são as habilidades essenciais que essas profissionais precisam ter para contribuir com o atendimento do seu consultório odontológico.
Mas primeiro, vamos entender melhor a diferença entre recepcionista e secretária.
Diferenças entre secretária e recepcionista
Apesar de parecerem a mesma profissão, as atividades entre as secretárias e recepcionistas possuem algumas diferenças.
Dessa forma, é importante que você saiba qual o tipo de profissional é mais interessante para a sua clínica, podendo até decidir por contratar ambas.
Vamos observar com mais detalhes quais são as responsabilidades de cada uma dessas profissionais.
Recepcionista
A principal atividade da recepcionista é atender o paciente na recepção.
Nesse sentido, suas atividades se baseiam em:
Podemos perceber que as atividades da recepcionista são voltadas ao atendimento do paciente e organização da recepção.
É claro que, caso necessário, a recepcionista pode efetuar atividades mais administrativas e burocráticas. Mas o foco dessa profissional não é esse.
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Secretária
Diferente das recepcionistas, as secretárias possuem atividades mais administrativas e estratégicas para que a clínica se mantenha funcionando plenamente.
Nesse sentido, as principais atividades de uma secretária são:
Portanto, a secretária tem uma função bastante diferente da recepcionista.
Como dito, a contratação de uma profissional ou de outra vai depender dos seus objetivos e até mesmo do tamanho do seu consultório.
Dependendo dessas variáveis, é possível contratar apenas uma profissional que vai acabar fazendo o papel tanto de secretária quanto de recepcionista.
Quais as habilidades necessárias de uma secretária/ recepcionista?
Independente do tipo de profissional que você opte por contratar para sua clínica odontológica, existem algumas habilidades básicas que são comuns aos dois.
Portanto, é interessante que você tenha essas habilidades em mente no momento das entrevistas e contratação das suas secretárias ou recepcionistas.
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1) Empatia
A empatia é uma habilidade bastante importante.
Ter empatia significa se imaginar no lugar de outra pessoa, tentando compreender seus sentimentos, necessidades, ideias, etc.
Portanto, essa habilidade é importante para que as profissionais consigam lidar com todo o tipo de paciente que pode aparecer em sua clínica odontológica.
Às vezes o paciente chega com dor, precisando de atendimento urgente, e é importante ter a empatia para efetuar um bom atendimento nesses casos, por exemplo.
2) Equilíbrio emocional
Dependendo do caso, a clínica odontológica pode ser um lugar com muita demanda de trabalho, filas de pacientes e problemas para resolver.
Nesse sentido, é importante que tanto as secretárias quanto as recepcionistas tenham paciência e equilíbrio emocional para lidar com situações urgentes e de pressão.
3) Boa comunicação oral e escrita
Como na maioria dos casos as secretárias e recepcionistas são as primeiras pessoas a entrarem em contato com o paciente, é importante que elas tenham desenvoltura e boa comunicação, tanto oral quanto escrita.
Ainda nesse sentido, é importante que a comunicação seja feita de forma gentil e simpática.
Muitos pacientes podem acabar desistindo de uma consulta por conta de uma mensagem mal escrita ou um atendimento grosseiro.
4) Informática e tecnologia
É bastante importante que as profissionais tenham bons conhecimentos e familiaridade com algumas tecnologias básicas, como internet, pacote office e aplicativos para celular.
É importante também ter a dedicação para aprender sobre novas ferramentas, como um software odontológico, por exemplo.
Portanto, é importante avaliar se as profissionais se sentem seguras com tecnologia e se conseguem de forma rápida e assertiva, aprenderem a manusear ferramentas e programas.
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5) Organização
Esta habilidade é um pouco óbvia, mas é sempre importante ressaltar.
A profissional deve ter bastante organização no gerenciamento e execução das próprias atividades.
Como dito, é bastante comum que uma clínica tenha situações de maior estresse e com muitas atividades sendo demandadas.
Nesse sentido, é importante que as secretárias e recepcionistas consigam se organizar da melhor forma possível para não deixar nenhuma atividade esquecida ou pendente.
Ainda, é essencial o senso de urgência para conseguir priorizar os temas de maior importância e relevância para o momento.
6) Aprender sobre o negócio e sobre odontologia
As secretárias e recepcionistas devem tentar aprender o quanto puderem sobre o negócio da sua clínica e também sobre a profissão da odontologia.
A questão aqui é integrá-las nos processos para fazer com que elas tenham cada vez mais conhecimento sobre a sua clínica e profissão, para entender como é possível efetuar melhorias no atendimento e nos processos internos.
Além disso, entender sobre o mercado e sobre a profissão, faz com que as secretárias e recepcionistas criem mais empatia pelos pacientes, entendendo melhor quais são as suas necessidades e objetivos.
Como o Serodonto pode auxiliar as secretárias e recepcionistas?
O Serodonto é um software odontológico que possui diversas facilidades e ações que podem ajudar as secretárias e recepcionistas do seu consultório odontológico.
Em primeiro lugar, o Serodonto consegue automatizar o agendamento de consultas, por meio de integrações com seu site e redes sociais.
Além disso, o Serodoonto possui integração com o WhatsApp, facilitando a comunicação com o paciente, bem como proporcionando um meio de para efetuar campanhas de marketing direcionadas.
Por fim, o software Serodonto possui confirmação automática de consultas, diminuindo as faltas, aumentando o faturamento e reduzindo custos e tempo para as secretárias e recepcionistas.
Com esse artigo, esperamos que você entenda quais as habilidades essenciais que as suas secretárias e recepcionistas precisam ter para te auxiliar na administração e no atendimento da sua clínica odontológica.
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Por Serodonto em 04/05/2023
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