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Como o Marketing Odontológico pode tornar seu consultório um sucesso?

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Por Serodonto em 04/05/2023
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Você sabe como utilizar o Marketing Odontológico para conseguir aumentar a visibilidade do seu consultório? Fique conosco nesse artigo, porque explicamos tudo o que você precisa saber sobre este assunto!

  

Você já deve ter ouvido aquele ditado que diz: "Marketing é tudo!”.

 E caso você ainda tenha dúvidas, estamos aqui para mudar a sua interpretação sobre o tema.

 Já passou o tempo onde o marketing era visto como algo existente somente em grandes empresas e que, incorretamente, era visto apenas como "Propaganda".

 Se bem aplicado, o marketing é fundamental para aumentar a visibilidade do seu negócio e criar possibilidades de captação de clientes e pacientes.

 E isso funciona também na área da saúde, com consultórios e clínicas.

 Então, que tal aprender um pouco sobre o Marketing Odontológico? Talvez seja o passo que você precisa para criar um consultório odontológico de sucesso!

 

O que é Marketing?

Um consultório odontológico, antes de tudo, é uma empresa. Ele possui obrigações, funcionários, sócios (em muitos casos), despesas, faturamento e etc.

 Dessa forma, é natural considerar a aplicação de algumas estratégias empresariais, no seu consultório odontológico.

 Uma das estratégias que constroem o alicerce de qualquer empresa é a estratégia de marketing.

 O marketing é responsável por dar visibilidade ao seu negócio, tendo como objetivo o crescimento e a valorização da sua marca, por meio de práticas envolvendo os produtos, promoções, a região de atuação e os seus clientes/ pacientes.

 Dessa forma, o marketing pode atuar em empresas que vendem produtos e em empresas que vendem serviços, como é o caso de um consultório odontológico.

 

O que é Marketing Odontológico?

O marketing odontológico está bastante ligado ao princípio de marketing de serviços, uma vez que o foco da venda é a prestação do serviço de odontologia.

 Dessa forma, o principal objetivo do marketing odontológico é a divulgação dos seus serviços, demonstrando para seus potenciais clientes quais são os seus diferenciais e quais são as vantagens que você oferece.

 Portanto, para você construir um consultório odontológico de sucesso é imprescindível pensar nas estratégias de marketing que você aplicará em seu negócio.

 Que tal algumas dicas essenciais para você fidelizar seus pacientes?

 

Quais as estratégias de Marketing Odontológico para o seu consultório?

Antes de pensar nas estratégias de marketing do seu consultório, é preciso dar um passo para trás e entender o conceito de Mix de Marketing de Serviços.

 

O que é Mix de Marketing?

O Mix de Marketing é um conjunto de elementos, os quais podem ser controlados pela empresa para conseguir aumentar e divulgar seus produtos e serviços, aumentando a sua procura por parte dos clientes/ pacientes.

 Os elementos que compõem o Mix de Marketing de serviços são:

- Serviço: qual é o serviço que está sendo oferecido?;

- Preço: qual o posicionamento e estratégia de preços do seu serviço?;

- Momento e lugar: aonde é prestado o seu serviço e em qual momento/ situação da vida do seu paciente?;

- Comunicação: como é feita a divulgação de seu serviço e em quais canais ela se estabelece?;

- Processos: qual é o fluxo e o processo de atendimento do seu serviço?;

- Evidência física: como o consultório interage com seus pacientes, desde apresentação física até cordialidade?;

- Pessoas: diz respeito a todas pessoas que participam do processo de prestação do serviço, direta ou indiretamente;

- Produtividade e Qualidade: quais os indicadores que indicam o sucesso da prestação do serviço?;

Agora, tendo isso em mente, podemos estabelecer algumas estratégias de marketing.

 

Estratégias de Marketing Odontológico

Existem diversos tipos de estratégia de marketing para aumentar a visibilidade de seu consultório. Abaixo, colocamos o que consideramos serem as principais.

 

Fortaleça suas redes sociais

As redes sociais possuem uma grande importância na divulgação de serviços.

 É por meio delas que muitas pessoas tomam conhecimentos sobre algum profissional, portanto é essencial alimentar essas plataformas.

Mas esteja atento. Participar e fortalecer as redes sociais não significa postar conteúdos sem relevância. É preciso pensar em cada texto, foto e informação que está sendo colocada no Instagram, Facebook ou LinkedIn.

 Dessa forma, consegue-se aumentar o engajamento do público-alvo e aumentar as possibilidades de conversão em vendas.

 

 Construa um Site e alimente um Blog

Estar presente digitalmente é quase que uma obrigação. Muitas pessoas procuram informações sobre um serviço na internet. Dessa forma, possuir um site que descreva seus serviços e mostre seus diferenciais é muito importante para suas estratégias de marketing odontológico.

 Além disso, é aconselhável possuir um Blog e alimentá-lo com informações referentes ao mercado no qual você atua. No caso, sobre odontologia.

 O Blog aumenta suas chances de aparecer na primeira página do Google, fazendo parte de uma estratégia de SEO mais elaborada. Além de alimentar a sua autoridade no assunto e divulgar para o público o seu domínio no tema.

 Entretanto, para o Blog, segue a mesma premissa das redes sociais. Alimente-o com informações relevantes sobre o seu mercado e sobre o seu negócio. Entenda como funcionam as estratégias de SEO para conseguir rankear o seu site/blog nas ferramentas de busca.

 

Você já conhece o Blog da Serodonto?

 

Utilize o WhatsApp

O WhatsApp se tornou mais do que um aplicativo de troca de mensagens. Por meio dele, conseguimos também montar listas e mensagens padronizadas para certo grupo de clientes/ pacientes.

 É uma forma interessante de atuação, porque o WhatsApp está, literalmente, na mão de todo mundo.

 Pense em campanhas de fidelização e promoções para divulgar seus serviços e seu consultório.

 

Pense no Offline

As estratégias de marketing odontológico online com certeza são essenciais para a construção de um consultório odontológico de sucesso. Contudo, não se pode desprezar as estratégias offline de divulgação.

 Para isso, participe ou promova eventos na área para divulgar seus serviços e, até mesmo, estabelecer netwoking com parceiros e colegas de profissão.

 Além disso, reforce o marketing "boca a boca". Estimule que seus clientes e funcionários indiquem os seus serviços e atenda as expectativas com um serviço de qualidade.

 

 Utilize um Software Odontológico

Na administração de um consultório existem diversos processos que podem ser automatizados e melhorados com a implementação de um Software Odontológico.

 Os softwares de gestão podem te ajudar nos:

- Processos de agendamento;

- Processos administrativos/ financeiros;

- Estratégias de Marketing Odontológico.

Portanto, a implementação de um Software de Gestão otimiza o seu tempo e os fluxos internos de seu consultório. Dessa forma, você consegue ter mais tempo e mais assertividade nos seus processos.

 

Você sabe quais são os benefícios de uma agenda informatizada? Então, acesse e descubra!

 

Atenção ao código de Ética Odontológico

A questão do marketing odontológico deve levar em conta o Código de Ética da Odontologia.

 Neste código, há diversas regras que visam padronizar a prática do marketing odontológico com o objetivo de oferecer mais segurança ao paciente na decisão e escolha dos serviços.

 Portanto, atente-se ao Código de Ética, principalmente ao capítulo XVI, artigo 44, que trata das infrações do uso de propaganda da profissão.

Para acessar o Código de Ética da Odontologia, clique aqui.

 

Como o Serodonto pode ajudar na construção do seu consultório odontológico de sucesso?

Nós da Serodonto podemos ajudar nas suas estratégias de marketing, contribuindo para a construção do seu consultório odontológico de sucesso.

 O software odontológico da Serodonto, dentre suas diversas funcionalidades, permite que você crie campanhas de marketing odontológico automatizadas no WhatsApp.

 Com essa funcionalidade, é possível utilizar diversos filtros para criar campanhas específicas como: aniversário, idade, gênero, tipo de tratamento, entre outros.

 Dessa forma, você consegue atingir seus pacientes com diversas campanhas específicas para cada grupo e para cada momento.

 Para saber mais sobre nosso Software, acesse o nosso site! Estamos à disposição para esclarecer qualquer dúvida!

 Gostou do artigo? Esperamos que com ele você consiga crescer no segmento e que consiga construir uma clínica de sucesso! Ficou alguma dúvida, deixe na área de comentários!

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