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A pandemia de 2020 mudou completamente a maneira com que nos relacionamos, tanto pessoalmente quanto profissionalmente.
A necessidade de distanciamento social e de novos protocolos de saúde e higiene fizeram com que muitos consultórios se adaptassem a esse novo formato.
Em paralelo, sabemos que uma das maneiras mais eficazes de alavancar a sua clínica odontológica é fidelizando os seus pacientes.
Nesse sentido, como podemos manter a estratégia de fidelização nesses tempos difíceis e instáveis?
Continue a leitura e confira 6 dicas para fidelizar seus pacientes em época de pandemia!
1) Melhore a comunicação com o paciente
Se você se comunica com o paciente somente por meio de ligações e telefonemas, talvez seja a hora de pensar em outros canais de comunicação.
Atualmente, o WhatsApp se tornou um meio de comunicação bastante eficiente para as empresas e também para os consultórios e clínicas.
Por ser uma ferramenta simples e rápida, você pode utilizar o WhatsApp para efetuar diversas campanhas de marketing, além do simples contato para agendamento e confirmação.
Enviar mensagens personalizadas aos pacientes ajuda na fidelização. Portanto, pense em mensagens de aniversário, datas comemorativas e feriados especiais. Além disso, é sempre importante comunicar o paciente quando sentir que já está na hora de fazer um check up ou consulta de rotina.
Estar presente na vida do paciente é muito importante no processo de fidelização, não deixe de usar as ferramentas disponíveis!
Dica de Leitura: Como tornar o WhatsApp uma ferramenta poderosa em seu consultório odontológico?
2) Flexibilize e facilite o agendamento
Pegando o gancho da melhoria na comunicação, outra dica importante para fidelizar pacientes é flexibilizar e facilitar o agendamento.
Nesse sentido, é importante que a sua secretária ou recepcionista tenha bastante habilidade de organização para conseguir flexibilizar e adequar a agenda para atender às necessidades dos pacientes.
É claro que não se deve nunca extrapolar a sua capacidade de atendimento, preze sempre pela qualidade e não tanto pela quantidade.
O intuito da flexibilização da agenda é conseguir atender os pacientes que, por algum motivo, tiveram um imprevisto e não vão poder comparecer ao consultório na data determinada.
Além disso, a facilidade do agendamento diz respeito ao uso de ferramentas que auxiliem o paciente a efetuar essa atividade. Seja por meio do próprio WhatsApp ou por algum software odontológico.
Essas tratativas com relação à agendamento são importantes para passar a mensagem ao paciente de que o seu consultório disponibiliza de meios e facilidades para se adequar a qualquer imprevisto e comodidade.
3) Adeque o seu consultório para atender durante a pandemia
Além dessa dica ser um cumprimento à novas normas de higiene, é importante para que o seu paciente perceba que você está tomando cuidado com o contágio da Covid-19.
Nesse sentido, siga todos os protocolos de segurança obrigatórios para serem implementados em clínicas e consultórios odontológicos.
Não se esqueça de treinar sua equipe e disponibilizar máscaras e álcool em gel para proteção e higiene dos seus colaboradores e dos pacientes.
Ao mostrar a preocupação com esses novos procedimentos, você tranquiliza os seus pacientes e passa uma boa imagem à eles, fazendo com que se fidelizem ao seu atendimento.
Dica de Leitura: COVID-19: Voltando a Atender Todos Os Pacientes. Quais Precauções Tomar?
4) Não se esqueça do pós-atendimento
Se você possui o objetivo de fidelizar um paciente, seu atendimento não deve se restringir somente ao momento da consulta.
Nesse sentido, é bastante importante que você mantenha contato com o paciente para saber se ele precisa de alguma ajuda ou está passando por alguma dificuldade, no pós-atendimento.
Esse estreitamento da relação com o seu paciente, mostrará a sua preocupação e fará com que ele lembre do seu bom atendimento, garantindo grandes chances de fidelização.
Além disso, considere a experiência do paciente em todo o fluxo de atendimento, desde o primeiro contato, passando pelo agendamento e pela consulta em si. Cada ponto de contato do paciente com a sua clínica deve proporcionar uma boa impressão.
Dessa forma, a fidelização de um paciente ganha mais força!
5) Produza conteúdo informativo
Uma das maneiras para você conseguir fidelizar seus pacientes é criando conteúdos sobre odontologia e disponibilizando para eles.
Dessa forma, você aumenta a sua autoridade no assunto e melhora a sua imagem para com os pacientes.
Para isso, crie conteúdo informativo, como artigos ou videos explicativos, com o intuito de tirar dúvidas frequentes ou ensinar algo para os pacientes.
Você pode criar um blog para isso ou até um perfil nas redes sociais, como Instagram ou Youtube.
Além disso, você pode utilizar o WhatsApp para distribuir esse tipo de conteúdo para a sua base de pacientes já existente.
Atualmente, um bom marketing e estratégia de fidelização precisam permear o âmbito digital e da criação de conteúdo.
6) Faça atendimentos humanizados
A última dica para você conseguir fidelizar os seus pacientes é realizar atendimentos humanizados e resolutivos.
Muitas pessoas reclamam que consultas e atendimentos são frios, rápidos e mal explicados.
Portanto, é importante que você atue de forma diferente.
Explique com calma sobre o tratamento, as condições e processos do seu atendimento e do seu consultório.
Respeite o tempo do paciente e procure praticar a empatia. Para muitos é bastante estressante estar em um atendimento odontológico. Portanto, faça-o da melhor forma possível.
Um bom atendimento aliado a um bom serviço técnico é primordial para a fidelização dos pacientes. Dificilmente eles trocarão um atendimento humanizado por outro mais frio e apático.
Além disso, treine a sua equipe para que essa empatia e gentileza também estejam presentes nos demais pontos de contato do paciente com o seu consultório odontológico.
Como o Serodonto pode te ajudar a fidelizar os pacientes?
O software odontológico Serodonto proporciona diversas ferramentas e facilidades para te ajudar a fidelizar os pacientes do seu consultório odontológico.
Com o Serodonto você consegue integrar o WhatsApp e estabelecer um meio de comunicação muito mais eficiente, podendo utilizar estratégias e campanhas de marketing direcionadas para grupos específicos de pacientes.
Além disso, o Serodonto automatiza as mensagens de consulta-retorno e você consegue configurá-las para produzir mensagens informativas sobre prevenção e tratamento.
Das facilidades para os processos financeiros, o Serodonto permite a utilização do processo de cobrança recorrente, proporcionando uma modalidade de pagamento mensal, permitindo que o paciente não se preocupe com a possibilidade de esquecimento dos pagamentos, facilitando seus processos e ajudando na sua fidelização.
Para saber mais sobre as ferramentas e facilidades que o Serodonto proporciona para o seu consultório odontológico, acesse o nosso site e entre em contato!
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Por Serodonto em 04/05/2023
Por Serodonto em 04/05/2023
Por Serodonto em 04/05/2023
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