Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies

blog
loading...
Autoagendamento e autonomia do paciente, serodonto, gestão, dentista, odontologia, autoagendamento, sistemas para clínicas odontológicas, automação de processos, automação de agendamento, confirmação de agenda, fidelizar clientes, faltas nas consultas, desmarcar consulta, software de gestão odontológica

Autoagendamento: Por Que Implementar Em Seu Consultório Odontológico?

Gestão e Tecnologia

Por Diego Annibal - CMO Serodonto em 04/05/2023
Compartilhe esse post

O processo de agendamento de consulta sempre esteve fora do controle do paciente. Havia sempre a obrigatoriedade de ligar ou então ir à clínica presencialmente.

O autoagendamento é uma ferramenta poderosa para o consultório odontológico, pois proporciona autonomia e otimização do processo, tanto para o paciente quanto para os dentistas.

Confira neste artigo, o que é o autoagendamento, quais seus benefícios e como você pode implementá-lo em sua clínica!

 

Autoagendamento e autonomia do paciente

 

Dentre todos os benefícios que a tecnologia nos proporcionou, a autonomia é um dos mais importantes.

Hoje, conseguimos mandar uma mensagem para quem quisermos, a qualquer hora, com um simples clique. Ainda, podemos pausar um filme para continuar no dia seguinte; e temos acesso a praticamente todas as músicas do mundo em um único aplicativo para celular.

Nós estamos no controle daquilo que consumimos e queremos estar no controle em mais áreas e situações das nossas vidas.

Trazendo dessa ideia para consultórios e clínicas odontológicas, a pergunta que fica é: como podemos dar mais liberdade e autonomia para os pacientes no processo de atendimento?

Uma das respostas mais interessantes para essa questão é a implementação de um sistema de autoagendamento.

O autoagendamento é um recurso em que o próprio paciente consegue agendar o horário da sua consulta, bem como cancelar ou remarcá-la a qualquer momento.

Essa funcionalidade traz comodidade para o paciente e também para os dentistas, que podem contar com plataformas e softwares odontológicos para implementar esse tipo de solução.

 

Dica de Leitura: Benefícios de softwares de gestão para clínicas odontológicas

 

Como funciona o autoagendamento?

 

O autoagendamento pode funcionar de diversas formas, mas basicamente corresponde a um link que direciona o paciente para um plataforma onde ele mesmo pode efetuar o agendamento de uma consulta.

Essa plataforma tem integração com a agenda dos dentistas do consultório, via software de gestão odontológico. Assim que o paciente confirma o agendamento, a data e o horário são sincronizados com a agenda da clínica automaticamente.

Portanto, a ferramenta de autoagendamento centraliza toda a gestão da agenda, automatizando o processo e dando autonomia para o paciente, que pode efetuar o agendamento a qualquer hora do dia, bem como efetuar qualquer alteração e cancelamento.

O link para a plataforma de autoagendamento pode ser disponibilizado dentro do site da própria clínica odontológica, no perfil das redes sociais ou até mesmo enviada via WhatsApp para o paciente.

Além disso, existem diversas outras funcionalidades adicionais, como, por exemplo, a possibilidade de implementar um chatbot para auxiliar os pacientes no processo de agendamento.

 

Quais os benefícios?

 

O autoagendamento proporciona vantagens e benefícios tanto para os pacientes quanto para a clínica odontológica, dentre eles, podemos listar:

Mais autonomia para o paciente

Um dos benefícios mais evidentes é a liberdade e autonomia proporcionadas ao pacientes.

O autoagendamento permite que as pessoas tenham total controle sobre os horários das consultas, podendo cancelar o remarcar quando quiserem.

Esse benefício acaba por se tornar uma vantagem competitiva porque os pacientes podem dar preferência à clínica odontológica que garante essa flexibilidade e autonomia, ao invés de consultórios concorrentes.

 

Otimização do tempo das secretárias

 

Do lado do consultório, a vantagem mais evidente é a otimização dos recursos e do tempo das secretárias.

Com o paciente tendo total controle sobre o agendamento, as secretárias ficam livres do trabalho de marcar, remarcar ou cancelar consultas.

Em um primeiro momento pode parecer que esse processo não desafoga muito tempo das secretárias, mas lembre-se de que uma clínica pode possuir muitos dentistas e muitos pacientes. Dependendo do tempo de atendimento, uma secretária poderia facilmente passar mais da metade do seu dia agendando e cancelando consultas.

Ainda, a otimização de tempo proporciona economia e aumento da produtividade, uma vez que os esforços são melhores direcionados para processos que trazem mais resultados.

 

Dica de Leitura: Como a secretária pode ajudar o seu consultório odontológico a crescer?

 

Facilidade na gestão da clínica

 

O autoagendamento permite mais facilidade e controle na gestão de processos da sua clínica odontológica.

Por estar integrado com um software odontológico, o autoagendamento permite rapidamente organizar e analisar a agenda dos dentistas, identificar horários com mais ou menos demanda e, dessa forma, poder traçar melhores estratégias de atendimento.

 

Como implementar o autoagendamento?

 

Para implementar o autoagendamento em sua clínica, não basta ter um software odontológico, é importante organizar os processos e efetuar algumas atividades de alinhamento.

 

1) Organize e mapeie a sua rotina e a dos demais dentistas

 

Dessa forma, você identifica quantas horas cada profissional tem disponível, qual o número aproximado de pacientes de cada um, quais os tratamentos oferecidos e consegue calcular um tempo médio de atendimento.

Essa organização é essencial para determinar a rotina de cada dentista, considerar margens de atraso, inconvenientes e pausas.

 

2) Utilize uma agenda online

 

A agenda online é fundamental para obter todos os dados de agendamento em um único lugar, além de proporcionar o acesso remoto.

Lembre-se de que a agenda online é para a utilização da clínica e dos dentistas, não sendo a ferramenta para o autoagendamento.

 

3) Implemente um sistema de autoagendamento

 

Utilize plataformas especializadas e os recursos de um bom software de gestão.

Aqui, é importante que haja a integração entre a interface do paciente com a agenda online da clínica e do dentista.

 

4) Treine a equipe

 

Por fim, mas não menos importante: treine a sua equipe para que consigam acompanhar o processo de autoagendamento na plataforma e, se necessário, efetuar ajustes ou apontar falhas e oportunidades de melhoria.

 

Dica de Leitura: Instagram Para Dentistas: 8 Dicas Para Começar

 

Como o Serodonto pode te ajudar?

 

O Serodonto pode auxiliar a sua clínica a implementar o processo de autoagendamento.

Com o SorrirOnline — serviço de sites para clínicas odontológicas — é possível que o paciente efetue o agendamento pelo site, identificando os horários disponíveis na agenda dos dentistas.

Além disso, também é possível efetuar o autoagendamento com a assistente virtual Cloudia, integrada diretamente ao Serodonto, permitindo que o paciente agende consultas diretamente pelas redes sociais, por exemplo.

Para conhecer mais sobre esses e outros recursos do Serodonto, acesse o nosso site e entre em contato!

 

Tags:

Autoagendamento e autonomia do paciente, serodonto, gestão, dentista, odontologia, autoagendamento, sistemas para clínicas odontológicas, automação de processos, automação de agendamento, confirmação de agenda, fidelizar clientes, faltas nas consultas, desmarcar consulta, software de gestão odontológica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

blog
serodonto, gestão, odontologia, autoagendamento, automação de processos, automação de agendamento, Automação WhatsApp, confirmação de agenda, fidelizar clientes, marketing odontologico, faltas nas consultas, desmarcar consulta, software de gestão odontológica
5 dicas para reduzir, e chegar a menos de 10% das faltas no consultório!

Por Serodonto em 04/05/2023

blog
serodonto, gestão, odontologia, sistemas para clínicas odontológicas, automação de processos, Automação WhatsApp, confirmação de agenda, prontuario, fidelizar clientes, marketing odontologico, software de gestão odontológica
Dicas práticas para fidelizar pacientes em seu consultório

Por Serodonto em 04/05/2023

blog
serodonto, gestão, dentista, odontologia, autoagendamento, automação de agendamento, Automação WhatsApp, confirmação de agenda
Quais são os benefícios de uma agenda Informatizada?

Por Diego Annibal - CMO em 04/05/2023

blog
serodonto, gestão, dentista, odontologia, sistemas para clínicas odontológicas, automação de processos, software de gestão odontológica, consultório odontológico, clinica odontologica, segurança, mobilidade
O que é autenticação em dois fatores e por que é importante usá-la?

Por Serodonto em 04/05/2023

Tecnologia

Telefone
(16) 3013-9548
Segunda a Sexta-Feira, das 08h às 19h. Sábado, das 08h as 12h.
Endereço
Av. Doutor Plínio de Castro , 288 Jardim Palma Travassos| CEP 14091-170 | Salas 12/13 Ribeirão Preto - Brasil
Avalie-nos no Google
Produtos
Fale conosco

(16) 3013-9548

Posso Ajudar?