None
Faltas em clínicas/consultórios, são um dos maiores problemas atualmente de todos os dentistas no Brasil. Isso faz com que além de perder tempo, as clínicas percam também dinheiro e energia. A verdade é que nenhuma clínica ou consultório está livre deste problema, e imprevistos acontecem na vida de todos.
Porém, existem formas de diminuir este índice, e muito!!! Utilizando ferramentas e práticas corretas, dá para reduzir e chegar a menos de 10% das faltas.
Abaixo segue 5 dicas valiosíssimas:
1 – Permita que o paciente desmarque e não falte.
É ideal deixar a recepção bem treinada, deixando claro ao seu paciente que caso tenha algum problema ele poderá desmarcar a consulta com no mínimo 24 horas de antecedência.
Desta forma sua clínica conseguirá ajustar a agenda, colocando outro paciente no lugar que esteja em uma lista de espera ou esperando um encaixe, economizando dinheiro e tempo.
A falta é duplamente onerosa para a clínica/consultório, pois o valor da consulta do paciente que faltou e o valor da consulta do paciente que poderia estar no lugar deixa de entrar no caixa.
2 – Acordos iniciais com pacientes
Acordos iniciais no fechamento do tratamento também são ferramentas fortíssimas para lembrar o compromisso que o paciente tem com a clínica, como por exemplo: No cartão de agendamento que a clínica oferece ao paciente, deixar uma mensagem de aviso “Caso não possa comparecer a consulta, favor desmarcar com no mínimo de 24 horas de antecedência”, isso o lembrará de desmarcar a consulta caso aconteça algum imprevisto.
3 – Faça contratos nos tratamentos, com cláusulas sobre faltas.
Todo tratamento aprovado, independentemente do procedimento deve ter contrato, para segurança da clínica e do paciente. Para a questão das faltas, o ideal é ter no contrato uma cláusula com a devida responsabilidade e consequências que o paciente arcara caso ele falte. Desta forma a clínica firma ainda mais o compromisso dele com seu agendamento.
O Serodonto emite contratos de todos os tipos de tratamentos e planos, de forma rapida e prática, mesclando os dados dos clientes e tratamentos. Saiba mais, acesse nosso site veja todos nossos recursos e ferramentas, solicite uma demonstração.
4 – Sua equipe deve estar bem treinada em relação as faltas.
Faça reuniões periodicamente com a equipe, eles precisam entender o impacto das faltas para a clínica.
Para que eles não aliviem e nem se comovam com os pacientes, as coisas tem que ficar um pouco mais difíceis para os pacientes que faltam sem avisar, como por exemplo só remarcar a consulta com um intervalo de 15 dias, assim da próxima vez o paciente com certeza pensará bem antes de faltar sem avisar.
5 – Automatize sua confirmação.
Quase sempre, a forma mais comum de confirmação de agenda é a ligação da recepção, porém isso nem sempre é eficaz. O paciente as vezes está no trabalho e não pode atender ligações, além de perder muito tempo importante da recepção que poderia estar fazendo um trabalho mais importante, como prospectar pacientes. Uma forma de automatizar a confirmação de agenda é através de SMS e ou WhatsApp, pois uma mensagem na tela do celular todo mundo lê e pode responder. Além disso a clínica terá todo o histórico da conversa com o paciente.
Temos vários casos de clínicas que reduziram e muito suas faltas com a automação de confirmação de agenda por WhatsApp do Serodonto.
Algumas delas o índice de faltas caiu de 40% para menos de 10% depois da implementação da ferramenta. Somente com esta redução, o aumento de faturamento paga a ferramenta e ainda sobra muito dinheiro no seu bolso.
Quer saber mais sobre o poder da nossa ferramenta de WhatsApp?
Veja o vídeo O PODER DO WHASTAPP NO SEU CONSULTÓRIO ODONTOLÓGICO. e veja todos os benefícios que ela pode trazer para sua clínica/consultório.
serodonto, gestão, odontologia, autoagendamento, automação de processos, automação de agendamento, Automação WhatsApp, confirmação de agenda, fidelizar clientes, marketing odontologico, faltas nas consultas, desmarcar consulta, software de gestão odontológica
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *
Por Serodonto em 04/05/2023
Por Serodonto em 04/05/2023
Por Serodonto em 04/05/2023
Tecnologia