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COVID-19: Voltando a Atender Todos Os Pacientes. Quais Precauções Tomar?

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 A pandemia consequente da Covid-19 está fazendo com que repensemos nosso hábitos de saúde e higienização.

Nesse sentido, é de grande importância a adoção de novos procedimentos em sua clínica odontológica, a fim de reduzir os riscos de contágio e disseminação da doença.

Pensando nisso, listamos algumas dicas de procedimentos que podem ser adotados para a volta do atendimento do seu consultório. Antes de reabrir os atendimentos, lembre-se de pesquisar todas as informações pertinentes e de adotar as medidas necessárias para a segurança da sua clínica e dos pacientes. 

Dica de Leitura: Como manter a produtividade durante a quarentena e o trabalho remoto

1) Cuidados Com O Consultório

Fazer a higienização constante do consultório é bastante importante para manter a segurança e saúde de todos. Tanto do paciente quanto do próprio dentista.

Nesse sentido, é essencial estabelecer um intervalo entre um atendimento e outro com o objetivo de efetuar a higienização do ambiente.

Utilize álcool 70% e faça a higienização de todas as superfícies de contato. Isso inclui:

  • cadeira;
  • maçanetas;
  • poltronas;
  • mesas;
  • instrumentos não descartáveis.

Ou seja, tudo o que é passível de toque e, consequentemente, de contaminação.

2) Cuidados Do Dentista E Da Equipe Da Clínica

Além de manter o ambiente higienizado, é importante estabelecer novos procedimentos de segurança junto à equipe da clínica.

Nesse sentido, é importante tomar os seguintes cuidados com os funcionários:

  • efetuar a medição de temperatura de todos os funcionários, assim que eles chegarem na clínica;
  • disponibilizar armários para que os funcionários possam guardar seus pertences individualmente após efetuar sua higienização;
  • disponibilizar uso de máscaras e propé para que os funcionários possam transitar pela clínica com segurança;
  • deixar à disposição álcool 70% para higienização das mãos;
  • treinar a equipe para orientar os pacientes dos novos procedimentos.

No caso dos dentistas, as regras acima também se aplicam e se somam ao uso correto de todos os EPI's necessários para atender os pacientes, tais quais:

  • scara (cirúrgica ou N95);
  • óculos de proteção ou protetor facial (face-shield);
  • avental;
  • luvas de procedimento;
  • gorro em prolipropileno 30 gramas.

Além disso, os dentistas também devem se atentar na hora de efetuar a desparamentação, ou seja, a retirada dos EPI's com segurança:

  1. Remova as luvas;
  2. Em seguida, retire a proteção facial de trás para frente;
  3. Remover o avental, puxando pelos ombros;
  4. Remover o gorro e máscara em um movimento único de trás para frente;
  5. Para desinfecção da viseira, utilizar luvas novas.

Entre cada passo acima, higienizar as mãos e, ao final do processo, lavar o rosto com água e sabão.

Dica de leitura: A gestão financeira do seu consultório durante a pandemia

3) Cuidados Que O Paciente Precisa Tomar Ao Chegar À Clínica

Assim como os funcionários da clínica, todo o paciente que chegar deve também passar por novos procedimentos de segurança, a fim de evitar qualquer contaminação pelo Covid-19.

Nesse sentindo, a sua clínica deve adotar processos como:

  • medição de temperatura na entrada da clínica;
  • pedir para que o paciente informe se houve algum sintoma nos últimos dias;
  • disponibilizar álcool 70% para os pacientes higienizarem as mãos, ou se houver a possibilidade, orientá-los a lavar as mãos com sabão;
  • os pacientes devem estar com os cabelos presos;
  • a clínica deve disponibilizar o propé para uso dos pacientes ao circular dentro das imediações;
  • comunicar aos pacientes que, se possível, não devem levar acompanhantes para a clínica;
  • lembrar os pacientes de higienizar também as bolsas e outros acessórios e dispositivos que ficam à mão.

É importante ressaltar que os procedimentos podem causar certo incômodo para alguns pacientes. Nesse sentido, é imprescindível que a equipe esteja treinada para conseguir lidar com qualquer tipo de situação.

Além disso, os procedimentos devem ser efetuados e cobrados de todos os pacientes, mesmo os que já estão fidelizados e, por ventura, já sejam conhecidos da clínica. A contaminação não é seletiva, portanto, todos devem cumprir com os procedimentos.

Dica de leitura: Como automatizar o atendimento ao paciente na sua clínica odontológica?

 

4) Cuidados Com a Higiene Geral Da Clínica

Os cuidados não devem se limitar somente ao espaço de atendimento dos dentistas, mas também devem contemplar todas as áreas comuns da clínica.

Dessa forma, é importante adotar procedimentos que contemplem a higienização da clínica como um todo. Os cuidados contemplam:

  • Promover o distanciamento social, separando cadeiras e poltronas da sala de espera;
  • Remover revistas e materiais de entretenimento que possam ser passados de mão em mão, dando possibilidade para o contágio;
  • A ventilação é importante, portanto deixe portas e janelas abertas quando possível;
  • Aumente o intervalo entre os atendimentos para promover higienizações constantes na clínica;
  • Evite atrasos para não aglomerar a sala de espera.

5) Comunique Os Pacientes Sobre Os Novos Procedimentos

Informar os pacientes sobre os novos processos de higiene da sua clínica é essencial para que não haja desentendimentos.

Além disso, caso seu consultório ainda esteja fechado, é imprescindível que a comunicação aconteça até mesmo para informar a volta dos atendimentos.

Nesse sentido, pense na comunicação entre a clínica e o paciente, para que a segurança de todos não seja afetada.

Imprima cartazes com os principais procedimentos e coloque na porta da sua clínica. Você também pode colocar cartazes informativos sobre a Covid-19 para disseminar boas práticas para os pacientes.

Use suas redes sociais, seu site e blog para informar a volta dos seus atendimentos e como os pacientes devem proceder quando chegarem ao consultório.

Utilize também o WhatsApp para estabelecer uma comunicação mais direta com os seus pacientes. Escreva um comunicado direto e claro sobre os novos procedimentos, como o paciente pode agendar uma consulta e quais os cuidados ele deve ter.

Caso você seja cliente Serodonto, você pode utilizar a integração com o WhatsApp para facilitar o envio das mensagens e dos comunicados. Se você ainda não conhece o Serodonto e quer entender melhor como ele pode ajudar a sua clínica, acesse nosso site e entre em contato!

Manual De Boas Práticas

O Conselho Federal de Odontologia (CFO) apoiou o lançamento de um manual de boas práticas em Biossegurança para ambientes odontológicos.

Esse documento é importante para informar quais os procedimentos adicionais a sua clínica deve tomar com relação à segurança e saúde em tempos de Covid-19.

Dessa forma, além de consultar as dicas que listamos acima, aconselhamos também que baixe o manual no link abaixo:

Manual de Boas Práticas em Biossegurança para Ambientes Odontológicos

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