Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies

Como Um Software Odontológico Pode Ajudar O Dentista Autônomo?

Compartilhe este post:

Quando pensamos em sistema de gestão, em um primeiro momento, lembramos de grandes empresas e grandes clínicas odontológicas. No entanto, um software odontológico não é útil apenas para consultórios com muitos dentistas. O dentista autônomo também pode aproveitar de todos os benefícios quem um software de gestão provém.

Em tempo: 7 dicas para ter um consultório de sucesso

Se você é um dentista autônomo, talvez se identifique com a situação abaixo.

No seu dia a dia você lida com diversos pacientes e possui a sua agenda bastante ocupada, com apenas alguns horários vagos. Dessa forma, fica impossível atender os pacientes e cuidar dos processos burocráticos do seu consultório.

Portanto, você possui uma secretária ou recepcionista que o auxilia com:

  • o contas a pagar e a receber;
  • preenchimento de fichas e prontuários dos pacientes;
  • agendamento e reagendamento;
  • arquivamento e organização de documentos;
  • marketing e gerenciamento de mídias sociais;
  • contato com fornecedores.
  •  

Apesar do fato de você ser um dentista autônomo, todos os seus processos e atividades são de uma empresa como todas as outras. E quando enumeramos todas as atividades do dia ou do mês, percebemos o grande número de tarefas e como uma pessoa pode ficar sobrecarregada com essa quantidade.

Nesse sentido, depender de processos manuais pode, dentre outras coisas, dar bastante margem a erros. E qualquer erro para o dentista autônomo, pode custar bastante caro.

Por Que Um Software Odontológico É Importante Para O Dentista Autônomo?

Como visto, mesmo um dentista autônomo possui diversos processos e atividades que são responsáveis por manter o consultório funcionando.

Dessa forma, um software odontológico ajuda a otimizar todos os processos burocráticos de um consultório, ainda que pequeno.

Pense na automatização dos processos financeiros e na facilidade que uma agenda automatizada pode lhe proporcionar. Sem falar na redução de erros e perdas.

É claro que um dentista autônomo talvez não precise de todas as ferramentas que um software de gestão possa oferecer. Mas, as ferramentas básicas e algumas mais intermediárias se fazem bastante importantes e essenciais para qualquer consultório.

Com isso em mente, que tal entender as principais vantagens de se contratar um software odontológico?

Dica de Leitura: Proteja seus dados com a autenticação em dois fatores

Vantagens De Um Sistema De Gestão Odontológico

Confira as principais vantagens de um sistema de gestão para o dentista autônomo:

Analise De Dados Para Melhorar Os Seus Resultados

Qualquer negócio, empresa ou consultório precisa ter controle sobre seus processos para poder analisar seus dados.

A análise de dados é importante para poder identificar possíveis oportunidades de melhoria e entender o que está efetivamente trazendo bons resultados.

Dessa forma, o software de gestão centraliza todos os processos, dados e informações em um só lugar. E, com isso, é possível cruzar todos os dados e construir relatórios que ajudem na sua gestão.

Alguns exemplos de análises e relatórios:

  • Taxa de ocupação;
  • Número de consultas canceladas;
  • Estoque de materiais;
  • Custos gerais do consultório.
  •  

Portanto, o software odontológico consegue prover análises importantes para que você melhore os resultados do seu consultório.

Armazenamento E Controle De Informações E Dados Do Paciente

Já se foi a época onde se trabalhava com armazenamento físico de arquivos.

Exames, prontuários, anamneses, ou qualquer outra informação do paciente pode ser criada, preenchida e armazenada digitalmente.

No entanto, mesmo possuindo os arquivos em formato digital, nem sempre é seguro armazená-los na memória do computador. Além de não ser acessível, caso o computador quebre, não há como recorrer.

Além disso, a própria organização dos arquivos digitais é complicada. É preciso paciência e tempo para deixar tudo organizado.

Nesse sentido, um software de gestão odontológico permite que você armazene todo e qualquer tipo de arquivo na nuvem, tornando-os acessíveis a qualquer momento e de qualquer dispositivo.

Ainda, mantém tudo organizado de uma forma prática e de fácil acesso. Ou seja, o tempo da sua equipe é otimizado.

Produtividade Da Equipe

Com as otimizações dos processos e das atividades mais burocráticas do seu consultório, a sua equipe terá tempo para focar em tarefas mais delicadas como o atendimento ao cliente, por exemplo.

Ter mais tempo de atenção aos pacientes é bastante importante para o marketing e para a imagem de um dentista autônomo. Dessa forma, pode-se aumentar a fidelização por entre os seus clientes, o que garante pacientes mais engajados.

Além disso, com mais tempo e menos tarefas sufocantes, o nível de excelência da equipe irá aumentar. Com menos atividades, sobra foco para fazê-las com calma e atenção.

Dica de Leitura: Como automatizar o atendimento ao paciente na sua clínica odontológica?

Controle Financeiro

A área financeira é um dos alicerces de qualquer negócio, especialmente de profissionais autônomos, como os dentistas.

Nesse sentido, é imprescindível que se faça o controle financeiro do seu consultório, contemplando todos os custos, despesas, receitas e investimentos.

Dessa forma, uma das grandes vantagens do software odontológico é poder te auxiliar a efetuar esse controle com mais assertividade e facilidade.

Ao invés de fazer o controle na mão com com planilhas confusas, utilizar um software de gestão é mais seguro e confiável.

O Software Odontológico Serodonto

Ao longo deste artigo, observamos o tamanho da importância de um software de gestão odontológico para os processos e sucesso do seu consultório.

Nesse sentido, vale mostrar um pouco do porquê o Serodonto é bastante indicado para os dentistas autônomos.

Integração Com Whatsapp

O Serodonto possui integração direta com o Whatsapp. Dessa forma, a comunicação entre dentista e paciente é bastante fácil. Além disso, o Serodonto automatiza a parte de marketing, ou seja, o sistema consegue enviar mensagens diretas para os seus clientes, de forma totalmente automática.

Com isso, você consegue agrupar seus clientes e direcionar a melhor campanha de marketing para cada um desses grupos. Além de ter a possibilidade de enviar mensagens de aniversário ou de lembretes de consulta.

Automatização Da Agenda

O Serodonto possui ao total automatização da agenda de consulta. Dessa forma, o paciente consegue agendar um horário sem haver a necessidade de conversar com uma secretária. Além do agendamento, o Serodonto efetua a confirmação, o cancelamento ou o reagendamento, caso necessário.

Além disso, o dentista consegue baixar o App do Serodonto, tanto para IOS quanto para Android, e ter na palma das mãos todas as informações referentes ao seu consultório, incluindo os prontuários dos pacientes.

Análises E Controle Financeiro

Quando o assunto é análise, o software Serodonto proporciona diversos relatórios sobre os seus pacientes, ações de marketing e controle financeiro.

E, claro, a parte financeira do Serodonto automatiza todos os processos de contas a pagar e a receber, bem como diversos outros fluxos financeiros. Trazendo mais segurança e assertividade para o seu consultório.

Tenha Seu Próprio Site

O Serodonto ainda disponibiliza o serviço de criação de sites, caso você queira melhorar a sua presença digital.

Com o site, os pacientes conseguem fazer o agendamento de forma totalmente online, tendo acesso aos horários e com integração completa com o Serodonto. Ou seja, o cliente faz o agendamento e o Serodonto já reconhece.

Dica de Leitura: Por que é importante ter um site do seu consultório?

o inúmeras as vantagens de se contratar um software odontológico, e o Serodonto supre todas as suas necessidades e vai além!

Quer saber mais? Entre em nosso site e fale conosco!