O que considerar para contratar um software odontológico?

Envie seus dados e receba conteúdo exclusivo sobre marketing e gestão de clínicas.

loading...

Compartilhe este post:

Você sabe o que é um software odontológico e como ele pode te ajudar na gestão dos processos da sua clínica? Continue neste artigo e saiba o que levar em consideração na hora de avaliar este tipo de sistema!

 

Administrar uma clínica odontológica não é uma tarefa fácil. Existem diversos processos além da prestação do serviço em si e é nessa hora em que os profissionais podem sentir mais dificuldade.

 

Não seria interessante possuir uma ferramenta que automatiza e faz o controle dos seus processos financeiros, de marketing e administrativos?

 

Pois é exatamente essa a função de um software odontológico!

Quer saber mais, continue conosco neste artigo!

 

O que é um Software Odontológico?

Uma clínica odontológica é, antes de mais nada, uma empresa.

Há investimentos, despesas, obrigações fiscais, marketing, vendas, além da preocupação com a prestação do serviço odontológico em si.

Se você atende aos seus pacientes sozinho, em uma estrutura pequena, talvez você consiga administrar todo o seu negócio sozinho.

Contudo, se os seus planos são de expansão e você pretende aumentar a estrutura da sua clínica, a administração de todo o seu negócio fica inviável sem um software de gestão.

Isto porque você terá que controlar as contas e a parte financeira e de impostos, as campanhas de marketing para dar mais visibilidade e fidelizar pacientes, a agenda e a confirmação das consultas, pagamento de funcionários, entre outros. Tudo isso, em uma clínica de médio porte, acaba sendo bastante complexo e suscetível a erros.

Portanto, o software odontológico é uma ferramenta que te auxilia na gestão da sua clínica/ consultório e com ele você pode automatizar diversos tipos de processos administrativos, financeiros e de marketing.

Dessa forma, você otimiza o seu tempo e consegue ter mais controle sobre o seu negócio.

 

O que devo levar em consideração ao contratar um Software Odontológico?

Frente à diversos tipos de softwares de gestão, o que se deve levar em consideração na hora de contratar este tipo de produto?

É certo que cada caso é um caso e cada clínica odontológica pode possuir necessidades específicas. Contudo existem algumas questões básicas que precisam ser levadas em consideração para que você contrate um software odontológico funcional para o seu negócio.

 

Controle Financeiro

A área financeira é uma das áreas mais importantes dentro de uma empresa.

É por meio dela que são organizados e efetuados os processos de:

  • contas a pagar;
  • contas a receber;
  • pagamentos de impostos;
  • planejamento financeiro;
  • entre outros.
     

Dessa forma, fica claro o tamanho da responsabilidade que é cuidar de todos esses processos e controles.

Controlar tudo isso sem um sistema odontológico é um desafio bem grande.

Portanto, ao pesquisar softwares e sistemas para clínicas odontológicas, avalie seus recursos de gestão financeira. Porque isto, sem dúvida, fará toda a diferença na administração do seu consultório.

 

Gerenciamento de campanhas de Marketing

O Marketing também uma das áreas mais importantes dentro de uma clínica odontológica. Sendo ela responsável, entre outras coisas, por dar visibilidade aos seus serviços e a comunicar e fidelizar os pacientes.

Muitos dentistas se preocupam com a questão do Marketing na profissão por conta do Código de Ética da Odontologia. Contudo, o código tem o objetivo de regulamentar essa prática e não de proibi-la — mas é claro que esse documento sempre deve ser consultado antes de qualquer ação.

Por conta disso, é bastante recomendável que você preze por um software odontológico que possua recursos de Marketing e que possa te ajudar a estabelecer campanhas específicas para os seus pacientes.

Verifique se o software possui integração com Whatsapp e que consiga enviar mensagens personalizadas e automáticas para cada paciente.

Esse cuidado com o Marketing é valioso para conseguir conquistar e fidelizar seus pacientes.

 

Você sabe o que é Marketing Odontológico? Acesse esse artigo e entenda tudo!

 

Controle de Agenda

A agenda é uma das ferramentas mais importantes dentro do consultório odontológico e dispensa maiores explicações.

Um controle de agenda ajuda o profissional a otimizar o seu tempo e a conseguir alocar e realocar pacientes em caso de desistência.

Apesar de parecer, em um primeiro momento, uma tarefa simples de ser realizada, a partir do momento em que a clínica começa a atender um número grande de pacientes, o controle de agenda ganha muito mais complexidade.

Dessa forma, um quesito importante a ser avaliado na hora de contratar um software odontológico é se ele possui um controle/ automatização de agenda.

Com a ajuda de uma ferramenta, a sua agenda estará sempre organizada e você não correrá riscos de perder agendamentos e pacientes.

 

Experiência do paciente

Como vimos, existem recursos dentro de um software odontológico que possuem interface com o paciente. Principalmente com relação a campanhas de marketing e a agenda automatizada.

Portanto, é muito interessante que o sistema odontológico possua uma interface a qual permita que o paciente tenha uma experiência positiva.

É importante que o paciente esteja sempre bem informado sobre o seu fluxo de atendimento, sobre campanhas de marketing e que consiga interagir com a agenda de acordo com suas necessidades e sem problemas.

Pensar na experiência do paciente e em toda a sua jornada é essencial para que ele seja bem atendido e fidelizado.

 

Que tal algumas dicas para conseguir fidelizar seus pacientes?

 

Boa usabilidade para o dentista

Além da experiência do paciente, a usabilidade do dentista para com o software também é essencial.

Quando for analisar as opções de software odontológico, verifique se o seu uso é simples ou complexo. É claro que, talvez, algumas funcionalidades precisem de um pouco de auxilio inicial. Mas no geral, o software existe para facilitar os seus processos e não o contrário.

Caso o software como um todo seja muito complicado de configurar e trabalhar, pense bem.

 

Por que a Serodonto é um software odontológico diferenciado?

O software odontológico Serodonto é o sistema de gestão ideal para o seu consultório.

Serodonto possui recursos completos para você conseguir administrar a sua clínica, otimizando seu tempo e melhorando seus processos.

Dentre todas as funções, a Serodonto possui:

 

Controle financeiro completo

  • controle de caixa;
  • fluxo de caixa;
  • gestão de cartões e de cheques;
  • contas a pagar e a receber;
  • pagamentos de dentistas diferenciando as contas correntes;
  • emissão de boletos bancários;
  • emissão de nota fiscal eletrônica de serviço;
  • conciliação financeira;
  • integração com a maquininha da Saúde Service;
  • integração com sistema de recorrência Vindi.
     

Campanhas de Marketing

O Serodonto possui a integração com o Whatsapp, permitindo a criação de campanhas de Marketing específicas para grupos de pacientes.

 

No software é possível filtrar os pacientes por idade, sexo e tipo de tratamento. Dessa forma, você consegue direcionar serviços e propostas diferentes de acordo com as necessidades de cada paciente.

 

Agenda Automatizada e Interativa

Com o software odontológico Serodonto é possível acessar a agenda por meio de aplicativos do celular ou pela própria plataforma.

 

Além disso, o Serodonto permite a confirmação da consulta, pelo paciente, via Whatsapp, com uma interface bem simples e intuitiva. Este recurso permite interação com o paciente e facilita bastante o processo de agendamento!

 

Você sabe quais são os benefícios de uma agenda informatizada?

 

Controle de diversos outros processos da sua clínica odontológica

O Serodonto também permite:

  • Painel de atendimento na sua clínica;
  • Fluxo de atendimento do cliente (agendamento – anamnese – avaliação – orçamento aprovado – contas a receber – controle de caixa – prontuário eletrônico);
  • Funções clínicas (anamnese – receituário – atestados – prontuário eletrônico – odontograma – imagens – arquivos – documentos – controle protético);
  • Automação de processos de atendimento ao paciente com periféricos.
     

Além de tudo isso, o software Serodonto está 100% na nuvem, podendo ser acessado de qualquer lugar, de um celular ou tablet.

 

É por conta de todos esses recursos e diferenciais que o Serodonto é a melhor escolha de software odontológico para a sua clínica!

 

Quer mais informações? Entre em contato conosco!