Dicas práticas para fidelizar pacientes em seu consultório

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Fidelizar pacientes é a grande estratégia de qualquer negócio, e em uma clínica odontológica não é diferente. Com simples ações da para garantir que seus pacientes continuem retornando no seu consultório.

Este conteúdo é de alto valor para o crescimento de uma clínica ou consultório, fidelizar pacientes deve e precisa ser um dos principais objetivos para se alcançar o sucesso. Pensando nisso, separamos algumas dicas para fidelizar pacientes.

1. Ofereça diferenciais.

Começando pela recepção, ofereça alguns mimos para os pacientes, por exemplo: rede Wi-Fi para os pacientes se conectarem enquanto esperam, hoje existem serviços que trocam a conexão por um check-in do paciente no Facebook, desta forma dá pra obter uma forma de promoção do consultório, pontos e carregadores de celular disponíveis, TV com conteúdos interessantes e informativos, e muito mais.

Nada de revistas velhas de 10 anos atrás! Abuse da sua criatividade para deixar pacientes e acompanhantes a vontade.

Ofereça planos personalizados, onde você possa criar uma recorrência com os pacientes e em troca oferecer descontos e bonificações nos tratamentos.

 

2. Pontualidade nas consultas.

Atrasos em consultas agendas é uma situação extremamente corriqueira nos consultórios de todo país. Mas para o paciente não existe nada pior do que ter horário agendado, chegar no consultório e ainda ter que esperar mais 30 minutos. Com a rotina corrida e os compromissos de hoje em dia, isso se torna um grave problema e descontentamento para qualquer um.

 

Acontece que vários dentistas encaixam um paciente em um horário vago muito curto, mensuram mal o tempo necessário para realizar o atendimento, ou permitem que um paciente muito atrasado seja atendido.

 

O que precisa ser levado em conta é que, é melhor perder um paciente descompromissado ou uma possível receita imediata por conta de um encaixe do que perder vários pacientes compromissados por conta dos reflexos destas práticas.

 

É preciso ser feito um planejamento estratégico e estabelecer algumas regras de atendimento. Tolerância máxima em atrasos para atendimento, explicar a importância da pontualidade na consulta para não prejudicar outros pacientes, treinar bem a recepção para nestes casos ser bem compreensível e gentil com os pacientes.

 

3. Controle os retornos e faça campanhas personalizadas.

De todas as dicas desta matéria, esta é essencial e talvez a que mais traga resultados. Criar um processo de retorno do paciente assim que ele termina o tratamento é de extrema importância para fidelização, um exemplo que funciona muito bem e traz muito resultado, é deixar o paciente já agendado para 6 meses e através de um software que mande de forma automática um lembrete com antecedência para lembrá-lo da consulta e que ele possa remarcar caso tenha compromisso.


O Serodonto faz todo este trabalho de forma automática, deixando este processo muito mais eficiente e rentável para os consultórios.

 

4. Mantenha-se em contato e invista no bom relacionamento

Converse com seu paciente. Explique detalhadamente o procedimento, mostre os benefícios e faça com que ele se sinta seguro. Isso é importante porque muita gente ainda tem medo de dentista, e confiar no seu profissionalismo irá deixá-lo à vontade além de indicá-lo a outras pessoas.

Enviar uma mensagem no dia do aniversário do paciente, dicas sobre higiene bucal, mensagens em datas comemorativas, confirmação de consultas e retornos. são algumas práticas que vão contribuir para que os pacientes continuem frequentando e indicando o consultório.

Veja também como diminuir suas faltas no consultorio

Conclusão


Fidelização é um trabalho que precisa ser feito constantemente e com muita cautela. Afinal, a imagem do consultório está em jogo. É o relacionamento que criamos com os pacientes que define o quanto este, estará disposto a trazer e indicar novos pacientes.


O Serodonto está ajudando muitas clínicas e consultórios nestes processos de fidelização. Através de automações e indicadores, conseguimos elevar o nível de confiança entre paciente e consultório, e deixar de forma clara para os dentistas o nível de satisfação dos pacientes em relação aos tratamentos.


Agende uma demonstração, acesse o nosso site!  e veja como podemos te ajudar a fidelizar e trazer novos pacientes para seu negócio.