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Por que utilizar a recorrência como meio de pagamento na sua clínica odontológica?

Gestão e Tecnologia

Por Renato Gosuen - CEO Serodonto em 04/05/2023
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A cobrança e pagamentos em recorrência podem ser grandes aliados na gestão do seu consultório odontológico. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura!

Em tempo: Por que é importante ter um site do seu consultório odontológico?

O que é Recorrência?

A recorrência é um conceito de cobrança de pagamento e é utilizado há bastante tempo.

Em termos gerais, trata-se da cobrança contínua e frequente de um mesmo cliente, por conta de um serviço ou produto.

Nesse sentido, podemos exemplificar a recorrência com algumas contas do nosso dia a dia:

  • Luz;
  • Água;
  • Gás;
  • Telefone/celular.

O que essas contas têm em comum? Elas são cobradas continuamente e com uma frequência pré-estabelecida — sendo a maioria com periodicidade mensal.

Dessa forma, por mais que os valores possam variar de um período para o outro — como é o caso da conta de luz e água, por exemplo — o processo de cobrança se mantém o mesmo. É, portanto, um processo de cobrança recorrente.

Logo, podemos também caracterizar a cobrança de planos médicos e odontológicos como sendo recorrentes. É bastante comum que esses serviços sejam cobrados mensalmente ou com alguma outra frequência e com continuidade, até que o usuário decida cancelar o serviço.

Pagamento Recorrente e o uso do cartão de crédito

Apesar da cobrança em recorrência já ser usada por diversas empresas há bastante tempo. Apenas recentemente é que se tornou comum o conceito de Pagamento Recorrente.

Mas qual a diferença, então, entre a cobrança em recorrência e o pagamento recorrente?

O pagamento recorrente é um avanço ao processo de cobrança em recorrência. Enquanto a cobrança apenas notifica o cliente, o pagamento recorrente efetua a quitação da cobrança.

Nesse sentido, o pagamento recorrente é um conceito que tem como objetivo simplificar os fluxos, desburocratizar e automatizar os processos.

Dessa forma, através do pagamento recorrente o seu consultório odontológico irá ganhar velocidade nos processos financeiros, bem como irá reduzir a probabilidade de erros humanos.

Dica de Leitura: Como as redes sociais trazem resultados positivos para o seu consultório?

Como acontece o pagamento recorrente?

O pagamento recorrente acontece, geralmente, dentro de uma plataforma de pagamentos.

Nela, o paciente insere seus dados e informações, como o nome e o número do cartão de crédito por exemplo.

Em seguida, há a validação das informações e pronto. A partir desse momento o pagamento acontece automaticamente sem a necessidade de qualquer outro tipo de interação por parte do paciente ou do consultório.

Recorrência não é Parcelamento

Há uma confusão bastante comum entre os conceitos de pagamento recorrente e parcelamento.

Contudo, é importante explicar que os dois conceitos são bem diferentes.

Enquanto o parcelamento condiz com a divisão do valor total de um produto ou serviço comprado, o pagamento recorrente está atrelado à prestação de um serviço contínuo.

Ou seja, o parcelamento é a divisão do pagamento de um produto único ou de um serviço que será prestado uma única vez. Já o pagamento recorrente é a remuneração de um serviço que é prestado sem prazo para terminar.

Alguns exemplos de pagamentos recorrentes estão bastante presentes no nosso dia a dia em forma de assinaturas, como:

  • Streamings de video ou áudio como Netflix ou Spotify;
  • Entrega de refeições saudáveis;
  • Acesso a conteúdos digitais, como em sites de jornalismo.

Além disso, o pagamento recorrente não consome o limite do cartão de crédito, como acontece no caso do parcelamento.

 

Vantagens da recorrência no seu Consultório Odontológico

Vimos alguns exemplos de como o pagamento recorrente pode ser interessante para o nosso dia a dia. Mas e na rotina de um consultório odontológico?

Separamos algumas vantagens que a sua clínica pode ter com a recorrência e o pagamento recorrente.

1) Gestão financeira facilitada

A cobrança e o pagamento recorrente ajudam a facilitar a sua gestão financeira, por conta da suas automatizações e relatórios.

Para o seu consultório implementar os processos de cobrança e pagamento em recorrência é preciso coletar diversas informações dos seus pacientes.

Dessa forma, você consegue ter uma base de dados da qual consiga extrair relatórios que possam facilitar as suas análises e tomadas de decisão.

2) Redução de Custos

Usualmente, a cobrança recorrente não automatizada é feita através de boletos impressos ou de e-mails.

Esses processos envolvem custos como impressão, recursos físicos e gastos com envio pelos correios.

Com a cobrança recorrente você praticamente elimina esses custos adicionais, reduzindo as despesas do seu consultório.

3) Facilidades para os pacientes

A recorrência também melhora a experiência que os pacientes terão com os seus serviços.

Em um processo tradicional de cobrança e pagamento, o paciente pode esquecer de pagar o boleto, ou então, ter o boleto extraviado ou entregue com atraso.

Com o pagamento recorrente isso não acontece, uma vez que as cobranças estão automatizadas e o paciente não precisa se preocupar com boletos ou atraso dos correios.

Além disso, o pagamento recorrente diminui a taxa de inadimplência por estar geralmente atrelada ao cartão de crédito do paciente.

Dica de Leitura: 6 dicas para automatizar o atendimento ao paciente em seu consultório odontológico

Como o Serodonto ajuda o seu Consultório?

Com esse artigo pudemos entender a importância e a facilidade que a recorrência de cobranças e pagamentos oferece ao seu consultório.

Mas como que você consegue começar a usar esses novos processos em sua clínica?

O Software Odontológico Serodonto pode te ajudar através de alguns de seus recursos:

  • O Serodonto tem integração com a Maquininha da Saúde Service e consegue fazer a recorrência direto no cartão de crédito, sem utilizar o limite e com o pagamento juntamente com a fatura;
  • O Serodonto possui integração com a plataforma de pagamento Vindi, especializada em pagamentos recorrentes. Com este recurso, o dentista consegue programar os pagamentos através do software Serodonto e a cobrança é feita automaticamente pela Vindi.

Dessa forma, com os recursos do Serodonto você consegue ter mais autonomia e eficiência nos processos de cobrança e pagamentos em recorrência.

Quer saber mais? Acesse nosso site e entre em contato!

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