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Como as redes sociais trazem resultados pro seu Consultório Odontológico?

Marketing e Tecnologia

Por Diego Annibal - CMO Serodonto em 04/05/2023
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As redes sociais são canais essenciais para você estabelecer uma comunicação e interação com os pacientes do seu consultório odontológico. Dessa forma, é essencial entender como utilizá-las a seu favor. Continue a leitura e entenda como!

 

Por que é importante a presença do consultório nas redes sociais?

  A internet possibilitou que as empresas alcançassem mais pessoas do que as plataformas tradicionais de mídia, como a televisão e rádio, por exemplo.

Adicionalmente, as redes sociais puderem estreitar a relação entre empresas e clientes, ou então, entre pacientes e consultório.  

Por conta disso é que a presença nas redes sociais é bastante importante para os consultórios odontológicos. É por meio delas que as pessoas podem encontrar informações pertinentes do seu negócio e do seu atendimento. Além de ser uma ferramenta de comunicação essencial para tirar dúvidas de pacientes ou futuros pacientes.

A presença nas redes sociais — seja no Instagram, Facebook ou LinkedIn — é essencial e faz parte de uma boa estratégia de Marketing Odontológico. Não estar na internet é perder a oportunidade de alcançar potenciais pacientes e clientes para o seu consultório odontológico.

 

Que tal saber mais sobre Marketing Odontológico?

 

 Quais os benefícios das redes sociais para o seu consultório odontológico? 

Para explicar melhor o porquê das redes sociais serem importantes para o seu consultório odontológico, é importante entender alguns dos principais benefícios atrelados a elas.

 

Maior alcance do seu público-alvo

Talvez este benefício seja o mais claro de todos. Por conta da extensão da internet, as redes sociais possibilitam que você atinja mais pessoas do seu público-alvo.

Esta questão é especialmente importante quando o seu consultório possui várias unidades em diferentes localidades.

 Mas mesmo que o seu consultório seja único, as redes sociais possibilitam que você atinja mais pessoas dentro do raio de alcance desejado. 

 

Melhoria na relação com os pacientes

 As redes sociais se tornam, portanto, um importante meio de comunicação entre o seu consultório e os pacientes. 

 É bastante comum as pessoas enviarem dúvidas e comentários nos perfis de redes sociais, ao invés de entrarem em contato por telefone ou e-mail, por exemplo. 

Por conta disso, e por ser um ambiente mais informal, as redes sociais ajudam a fortalecer o seu relacionamento com os seus pacientes.

 Fortalecimento da sua autoridade

Com as redes sociais você consegue criar conteúdo relevante para o seu público, fazendo com que você fortaleça a sua autoridade em odontologia.

Com isso, você mantém os seus pacientes atualizados sobre as novas técnicas, procedimentos e tecnologias as quais você está implementando em seu consultório odontológico.

Tal tipo de conteúdo, atrelado a demais estratégias de marketing, fortalecem a sua autoridade no assunto e o seu posicionamento de mercado.

 

O que o Código de Ética Odontológica diz a respeito?

Apesar de ser essencial a presença do seu consultório odontológico na internet e nas redes sociais, é importante seguir sempre o Código de Ética Odontológico.

O Código possui um capítulo específico contemplando o que é considerado antiético do ponto de vista de publicidade e marketing.

Dessa forma, esse mesmo capítulo e questões se aplicam ao conteúdo que você pode ou não publicar nas redes sociais. Afinal, o uso das redes sociais está bastante atrelado ao Marketing Digital do seu consultório odontológico.

Portanto, ao produzir conteúdo para as suas redes sociais, tome cuidado para que elas não contenham:

  • imagens de 'antes e depois';
  • preços dos serviços, bem como ofertas e serviços gratuitos;
  • propagandas enganosas;
  • técnicas que não possuem comprovação científica;
  • dados pessoais dos pacientes sem aprovação.
     

Acima estão listados apenas alguns exemplos mais relevantes. Para qualquer dúvida sobre o que está de acordo ou não, consulte sempre o Código de Ética Odontológico.

 

7 Dicas Para Ter um Consultório Odontológico de Sucesso

 

Dicas para usar as redes sociais como Marketing Odontológico

Alinhado com o Código de Ética e tendo em mente a importância da presença nas redes sociais, vem a grande pergunta: Como ter resultado utilizando as redes sociais?

Para responder a essa pergunta e para proporcionar um conhecimento básico sobre o assunto, vamos enumerar algumas dicas essenciais para você utilizar no planejamento de conteúdo das suas redes sociais!

 

1) Defina o seu objetivo

É importante ter claro qual o seu principal objetivo ao utilizar as redes sociais.

Com ele, você consegue entender melhor qual a plataforma mais adequada para a sua estratégia, bem como qual o tipo de conteúdo que você irá criar.

 Definir um objetivo é essencial para você direcionar as suas ações na internet e nas redes sociais. 

 

2) Segmente o seu público-alvo

Um dos princípios básicos de Marketing é o de público-alvo e o de persona.

Mesmo que o seu negócio seja um consultório odontológico, você precisa entender qual o perfil principal dos seus pacientes. Para quem você presta serviço? Os seus serviços são essenciais e interessantes para qual tipo de público?

Entenda qual perfil demográfico e socioeconômico dos seus pacientes, mas vá além.

Tenha em mente também o conceito de persona, que é o detalhamento do seu público-alvo.

Compreenda quais são as necessidades e os problemas que a sua persona quer resolver, qual o nome dela, com o que ela trabalha e o que ela gosta de fazer nas redes sociais.

Com isso em mente, você consegue direcionar melhor os conteúdos que você criar nas redes sociais para atingir exatamente o seu público e o perfil dos seus pacientes.

 

3) Crie conteúdo de acordo com a plataforma

Existem várias plataformas de redes sociais — Instagram, Facebook, LinkedIn, Youtube, WhatsApp.

E para cada uma dessas plataformas existe um formato de conteúdo mais adequado.

Se você vai marcar presença no Instagram por exemplo, entenda que esta plataforma é basicamente visual. Portanto, pense bastante nas fotos que você irá postar.

Caso queira ser mais forte no LinkedIn, por exemplo, tenha em mente que essa rede social é voltada para negócios e vida profissional. Portanto, podem ser criados conteúdos mais técnicos e mais sérios para o seu público.

Antes de começar a criar conteúdos, entenda qual o melhor formato para a plataforma que você escolher.

Além disso, como dica adicional, tenha em mente que você não precisa estar em todas as plataformas e redes sociais. É bastante complicado administrar diversas plataformas e, muitas vezes, sem necessidade. 

 

 

4) Interaja com o seu público

 Uma das coisas mais importantes que as redes sociais possibilitam é a interação com as outras pessoas, com clientes e, claro, com os seus pacientes.

Não basta apenas criar conteúdo e não estar atento às reações e às perguntas que as pessoas fazem.

Portanto, a sua presença nas redes sociais é importante, mas é essencial que você interaja com o seu público. Entenda quais são as suas necessidades, responda aos comentários e estreite esse relacionamento. 

 

5) Utilize ferramentas para te ajudar

Administrar as redes sociais parece ser algo simples, mas exige bastante tempo e planejamento.

Dessa forma, utilizar certas ferramentas pode te ajudar a poupar tempo e a analisar melhor os resultados do seu conteúdo e da sua estratégia.

O próprio Facebook tem a ferramenta de Estúdio de Criação, onde você consegue agendar as suas publicações — no Facebook e no Instagram — e ainda fornece informações e dados relacionados ao seu público e seu alcance.

Contudo, existem outras empresas e outras ferramentas que podem te ajudar a administrar melhor as suas redes sociais.

Mas fique atento. As ferramentas te ajudam com dados e informações, mas não criam conteúdo. Essa responsabilidade tem que ser sua.

 

Por que minha clínica precisa de um sistema de gestão?

 

Como o Serodonto pode te ajudar?

O Serodonto possui recursos que podem te ajudar a interagir com seus pacientes em diferentes plataformas:

 

  • Facilidades com o Whatsapp: você consegue confirmar agendamentos, efetuar campanhas e marketing e enviar todos os tipos de comunicado para os seus pacientes via WhatsApp;
  • Integração com a Agenda do Google: é possível migrar os agendamentos dos dentistas do seu consultório para a agenda do Serodonto;
  • Integração com o Cloudia: o Cloudia possui um recurso de agendamentos automáticos via Messenger do Facebook. Esses agendamentos migram direto para a agenda do Serodonto.
     

Quer saber mais sobre o Serodonto? Acesse nosso site!

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