Convênio Odontológico: Vantagens e Desvantagens de atender no seu Consultório?

Envie seus dados e receba conteúdo exclusivo sobre marketing e gestão de clínicas.

loading...

Compartilhe este post:

Para atender no seu Consultório?

Uma das dúvidas mais frequentes e polêmicas entre os dentistas é a adesão a algum convênio odontológico. Será que é mais vantajoso ou será que é perda de tempo? Para te ajudar nessa questão, listamos algumas vantagens e desvantagens para você levar em consideração antes de decidir aderir aos convênios. Confira!

 

Convênio odontológico é um assunto que cria polêmica por entre os dentistas e profissionais da saúde, em geral. Existem aqueles que são adeptos aos convênios e existem aqueles que são totalmente contra esse tipo de modelo.

 

Mas quais são exatamente as vantagens e as desvantagens de aderir ao modelo de convênios?

 

Continue a leitura, porque listamos as principais vantagens e as principais desvantagens para você poder analisar e tomar a melhor decisão para o seu consultório odontológico.

 

Quais as vantagens de um convênio odontológico?

 

Mais visibilidade para o seu consultório odontológico

Uma das melhores vantagens de optar por atender via convênio é a grande visibilidade que o seu consultório estará sujeito.

 

Em uma conversa sobre indicações de profissionais, com certeza você já ouviu a pergunta: "mas atende convênio?”

 

A maioria das pessoas procura por profissionais nos próprios catálogos oferecidos pelo convênio e a tendência é a busca por clínicas e consultórios que atendam seus planos de saúde/ odontológicos.

 

Portanto, estar cadastrado nos convênios odontológicos vai te expor para pacientes em potencial, o que é extremamente positivo, ainda mais se você está começando na carreira.

 

Mais pacientes e mais possibilidade de fidelização

Definitivamente, uma das melhores estratégias para qualquer profissão é conseguir fidelizar os seus clientes ou, no caso, pacientes.

 

A fidelização constrói um laço e uma confiança difíceis de serem quebrados e que vão te acompanhar durante bastante tempo no relacionamento com os pacientes.

 

Contudo, não é possível fidelizar todos os pacientes que passam pelo seu consultório odontológico. E a melhor maneira de garantir mais pacientes fiéis é atendendo a mais pessoas.

 

Dessa forma, o convênio odontológico, por aumentar a sua visibilidade como profissional, garante que você consiga atender mais pessoas. Consequentemente, o percentual de pacientes que você conseguirá fidelizar será maior.

 

É claro que não basta apenas atender muitas pessoas para criar uma carteira de pacientes fiéis. Alinhado à isso, é preciso prestar seus serviços com excelência e transparência.

 

Que tal saber como conseguir fidelizar seus pacientes? Confira essas dicas práticas e não perca tempo!

 

Facilidade de transferência de localidade

Uma outra vantagem interessante sobre trabalhar com convênio é a facilidade para transferir a localidade do seu consultório.

 

Caso você precise mudar de cidade ou estado, e o seu convênio possua abrangência nacional, você pode comunicar a operadora sobre a mudança e eles farão a transferência de localidade sem problemas.

 

Por que isso é uma vantagem?

 

Porque você não terá problemas em começar do zero em outro lugar. Novamente, por conta da grande visibilidade que o convênio odontológico oferece, é pouca a probabilidade de ficar muito tempo sem pacientes em um lugar novo.

 

Escalabilidade dos atendimentos

Na possibilidade de trabalhar com diversos convênios, a demanda de pacientes irá aumentar consideravelmente.

Na prática, isso quer dizer uma agenda completamente cheia de atendimentos e pouco tempo ocioso.

Do ponto de vista de negócios, a escalabilidade dos atendimentos pode ser bastante positiva, se houver processos bem definidos e qualidade do serviço.

Portanto, a possibilidade de obter mais trabalho é uma vantagem interessante a ser levada em consideração.

 

Você já pensou em como fazer o seu Marketing Odontológico? Entenda tudo sobre o assunto, neste artigo!

 

Quais as desvantagens de um convênio odontológico?

É claro que existem pontos negativos ao decidir trabalhar com convênios e eles precisam ser bem analisados. Com certeza, a principal desvantagem é o valor baixo de repasse para os profissionais.

 

Valores baixos de repasse

Esta, sem dúvidas, é a questão que mais põe em cheque a adesão ao convênio odontológico.

 

As operadoras trabalham com valores de repasse bastante baixos, havendo casos onde pagam apenas R$8,00 por consulta. Em alguns casos, o valor não consegue nem suprir os custos básicos do atendimento. O profissional acaba pagando para trabalhar.

 

Existem alguns movimentos entre os conselhos de medicina e odontologia para que as operadoras aumentem o valor do repasse para os profissionais. Mas, infelizmente, pouco se tem evoluído neste tema.

 

Portanto, antes de começar a trabalhar com convênios, entenda quais são os valores de repasse por serviço que são oferecidos, para não cair em nenhuma situação adversa.

 

Tempo de atendimento reduzido

Os valores baixos de repasse fazem com que o profissional aumente o número de atendimentos para aumentar sua renda mensal.

 

Como consequência, o profissional encontra-se obrigado a reduzir o tempo de atendimento de cada paciente, caso contrário não conseguirá atender a quantidade necessária para suprir suas despesas.

 

A diminuição do tempo de atendimento faz com que o paciente não tenha a devida atenção e se sinta desconfortável com o serviço.

 

Adicionalmente, o paciente pode até fazer propaganda negativa sobre os seus serviços, impactando a sua demanda.

 

Muita burocracia para aprovação de tratamentos

Outra desvantagem frequentemente indicada por dentistas é a quantidade de burocracia existente para a aprovação de certos tratamentos odontológicos.

 

As operadoras do convênio estão solicitando cada vez mais documentos e exames que comprovem a necessidade de alguns tratamentos odontológicos.

 

Além disso, podem acontecer atrasos na aprovação desses tratamentos e dos seus pagamentos, prejudicando o paciente e o atendimento do profissional.

 

Dificuldade na gestão do consultório odontológico

Como já pontuado acima, o convênio odontológico consegue aumentar bastante a sua visibilidade e o número de pacientes atendidos.

 

Dessa forma, pela alta demanda, é importante estabelecer processos bem organizados. Caso contrário, será fácil você se perder nos agendamentos e nos pacientes e seus convênios.

 

Portanto, fique atento aos seus processos e na sua organização. O uso de softwares de gestão odontológica podem facilitar e ajudar bastante nessa questão.

 

Falando em organização, entenda quais são os benefícios de uma agenda informatizada!

 

O que devo analisar para decidir me cadastrar em um convênio odontológico?

Após a leitura dessa lista de vantagens e desvantagens é coerente você parar para pensar em todos os prós e contras que giram em torno dos convênios odontológicos.

 

É importante ter em mente que não há uma regra, cada caso é um caso.

 

Então, pense em seu momento de carreira e nos seus objetivos e metas ao longo do tempo. Colocar no papel e traçar um plano ajuda no momento de decidir se vale a pena ou não aderir aos convênios.

 

Como o Serodonto ajuda a gestão da sua clínica?

O Serodonto é um software de gestão de clínicas que facilita todos os processos administrativos do seu consultório.

 

Além de te ajudar a administrar com mais qualidade a agenda das consultas dos pacientes, o Serodonto também faz todo o controle dos tratamentos que são de convênios odontológicos.

 

Por meio do Serodonto, você tem acesso à todos os pacientes que possuem convênio e consegue visualizar quais os tratamentos que eles estão fazendo ou que já fizeram.

 

Essa organização é vantajosa, pois é possível trabalhar com campanhas de marketing específicas para clientes de convênio com o intuito de fideliza-los e, até mesmo, de convertê-los para o modelo particular.

 

Voce tera a possibilidade de controlar os pagamentos das guias por pacientes e tratamentos, mantendo assim o financeiro da sua clinica saudavel e organizado.

 

Gostou do artigo? Esperamos que este conteúdo te ajude a tomar a melhor decisão para a sua clínica odontológica! Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários!