7 Dicas Para Ter um Consultório Odontológico de Sucesso

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Administrar um consultório vai muito além do trabalho do dia a dia de um odontologista. Existem diversas questões a serem consideradas para que o seu negócio consiga entregar o retorno esperado. Pensando nisso, listamos 7 dicas para você ter um consultório odontológico de sucesso. Continue a leitura!

 

1) Tenha uma Boa Gestão Financeira

As finanças são um dos alicerces de qualquer negócio. E não é diferente com os consultórios odontológicos.

 

Muitas pessoas tem certa aversão às finanças e aos números, mas isso não pode fazer com que você ignore a parte financeira do seu consultório.

 

Portanto, é preciso que você pense em alguns aspectos importantes, como:

 

  • estabelecer um planejamento anual e metas mensais de faturamento;
  • entender quais os seus custos e despesas, e se é possível reduzi-los;
  • planejar para investir no negócio, seja em estrutura, pessoal ou em marketing;
  • acompanhar de perto tudo o que foi gasto e tudo o que foi faturado;
  • entender e pagar em dia todos os impostos referentes ao seu negócio.
     

Em um primeiro momento, pode ser um pouco assustador ter que pensar em todas essas questões financeiras, mas tenha em mente que a gestão financeira é a base para o futuro do seu negócio. Portanto, não negligencie essa parte.

 

Caso você tenha dificuldades de fazer isso sozinho, existem softwares que te ajudam em vários processos financeiros e que te proporcionam mais controle sobre eles.

 

Além disso, se for o caso, existem diversas consultorias especializadas em te ajudar com as finanças da sua empresa e do seu consultório.

 

2) Entenda de Marketing

O sucesso da sua clínica odontológica também vai estar ligado as suas estratégias de marketing.

 

O mercado está bastante competitivo para diversas profissões, e é essencial conseguir divulgar seus serviços para conseguir atrair mais pacientes.

 

Para tanto, é importante você entender de alguns conceitos básicos de marketing para conseguir se destacar, como:

 

  • Público-alvo e persona;
  • Meios de comunicação aderentes ao seu negócio;
  • Posicionamento de marca.
     

Já com alguns conceitos básicos em mente é possível traçar algumas estratégias para alcançar mais clientes e fidelizar os já existentes.

O Marketing é extremamente importante para o seu negócio porque não basta ser um bom profissional, é preciso divulgar e mostrar os seus serviços para as pessoas.

 

Que tal entender mais sobre Marketing Odontológico?

 

3) Tenha Presença Digital

As mídias sociais deixaram de ser exclusivamente para entretenimento. Muitas empresas e profissionais se firmaram em plataformas como o Instagram e conseguem, dessa forma, atrair mais pacientes.

 

Os usuários procuram por marcas nas mídias sociais, ou ao menos, procuram um site ou blog do profissional.

 

Portanto, a presença digital é obrigatória para você construir uma marca e um consultório odontológico de sucesso.

 

Dessa forma, pense em quais plataformas é importante ter presença e defina estratégias para cada uma delas. Não adianta ter um perfil no Instagram se não há a preocupação de produzir conteúdo relevante para ele.

 

Além disso, utilize outros aplicativos que podem facilitar os seus processos de comunicação, como o WhatsApp.

 

O WhatsApp é uma ferramenta poderosa para você ter em seu consultório. Com ele, é possível agendar consultas e ter uma comunicação mais próxima com seus pacientes.

 

Você quer saber como tornar o WhatsApp uma ferramenta poderosa em seu consultório odontológico?

 

4) Pense na Experiência do Paciente no Consultório

Os aspectos físicos do seu consultório também refletem a sua imagem como profissional para o paciente.

 

Portanto, é importante criar um ambiente que permita uma boa experiência para os seus pacientes.

 

Dessa forma, pense em como aproveitar bem todos os espaços das sua clínica: a recepção, a sala de espera, a sala de atendimento, etc.

 

Tenha em mente quem é o seu público e, a partir disso, construa seu espaço pensando nas cores, nos móveis e nas facilidades como estacionamento, por exemplo.

 

Talvez a contratação de um arquiteto e designer de interiores seja crucial, caso o orçamento permita.

 

A experiência do paciente dentro do seu consultório é importante e irá ajudar a fideliza-los e a construir a sua imagem como profissional.

 

Conheça aqui algumas dicas para fidelizar os seus pacientes!

 

5) Treine os seus funcionários

Parte da experiência dos seus pacientes se dá pela interação entre eles e a sua equipe.

Portanto, é essencial treinar todos os seus funcionários que podem ter interação com os pacientes, sejam eles recepcionistas ou, até mesmo, outros dentistas.

 

O atendimento é praticamente a porta de entrada do seu paciente em seu consultório. É preciso que a sua equipe saiba conduzir seu paciente de uma forma atenciosa e saiba sanar as suas dúvidas.

 

Dessa forma, podemos dizer que o atendimento é importante também para fidelizar os seus pacientes e ajudar para que o sucesso do seu consultório odontológico.

 

6) Estabeleça processos otimizados

Como visto, o consultório odontológico é uma empresa e possui diversos processos de negócio: finanças, marketing, administrativo, etc.

 

Dessa forma, é importante pensar em como otimizar cada um desses processos para economizar tempo e obter mais controle sobre eles.

 

Se o seu consultório é pequeno, talvez você consiga administrar os processos com menos formalidade. Mas a partir do momento em que sua clínica crescer, é importante criar processos formais, caso contrário haverá prejuízo de tempo e de dinheiro.

 

Portanto, pense como devem ser os processos do seu consultório e mapeie cada um deles procurando otimizá-los da melhor forma possível.

 

Para te ajudar, existem diversos tipos de softwares que auxiliam na gestão do seu consultório odontológico. E esse tema nos leva para nossa próxima dica.

 

7) Contrate um software odontológico

O software odontológico é uma ferramenta que ajuda na administração do seu consultório.

 

Com ele, você consegue otimizar e controlar processos financeiros, de marketing e demais outros processos administrativos.

 

Dessa forma, com um software odontológico você economiza tempo e tem mais controle sobre os processos da sua clínica, garantindo mais segurança para as tomadas de decisão.

 

Um software odontológico é essencial para o sucesso da sua clínica odontológica. Não deixe de contratar um software para a gestão do seu negócio. Os benefícios são muitos.

 

Saiba o que considerar na hora de contratar um software odontológico!

 

O Serodonto como seu software odontológico ideal

O Serodonto é um software que está 100% na nuvem, podendo ser acessado de qualquer lugar e de qualquer aparelho, seja tablet ou celular.

 

Além disso, o Serodonto te ajuda nos processos financeiros, como:

 

  • controle de caixa;
  • fluxo de caixa;
  • gestão de cartões e de cheques;
  • contas a pagar e a receber;
  • pagamentos de dentistas diferenciando as contas correntes;
  • emissão de boletos bancários;
  • conciliação financeira.
     

Nos processos de Marketing:

 

  • Campanhas de marketing focadas em seu público alvo;
  • Integração com WhatsApp.
     

E em diversos outros processos:

 

  • Agenda automatizada;
  • Painel de atendimento;
  • Fluxo de atendimento do paciente;
  • Automação de processos de atendimento ao paciente com periféricos.
     

É por conta desses recursos, que o Serodonto é o software odontológico ideal para o seu consultório! Acesse o nosso site e saiba mais!

 

Com ele e com as dicas que listamos acima, temos certeza de que você construirá um consultório odontológico de sucesso!